Close Menu
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Facebook X (Twitter) Instagram
Instagram
Portal TribunaPortal Tribuna
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Portal TribunaPortal Tribuna
Início » Governo de Minas institui política para garantir eficiência e integridade nas contratações públicas
Política

Governo de Minas institui política para garantir eficiência e integridade nas contratações públicas

Mondchet ThonytomBy Mondchet Thonytomabril 10, 2024Nenhum comentário3 Mins Read4 Views
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest WhatsApp Email

Foi assinada, nesta segunda-feira (8/4), Resolução Conjunta elaborada pela Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG) e pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG), instituindo a Política de Gestão de Riscos nas Contratações Públicas no Poder Executivo estadual mineiro.

Alinhado à nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021), o normativo, publicado nesta manhã (9/4) no Diário Oficial, estabelece uma série de diretrizes que deverão ser adotadas por todos órgãos e entidades durante o processo de licitação.

Capacitação de servidores

A Resolução foi lançada durante evento promovido pela CGE-MG e pela Seplag-MG, que reuniu cerca de 500 servidores no Auditório JK, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, na última segunda-feira (8/4).

Durante a solenidade de assinatura, a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, destacou que as compras públicas são fundamentais para a prestação de serviços à população e correspondem a 1% do PIB mineiro, sendo o segundo maior gasto estadual, logo após as despesas de pessoal.

“As compras públicas vão permitir que, lá na ponta, o hospital tenha o medicamento necessário, que as viaturas das corporações de segurança tenham gasolina para rodar. Por meio da gestão de riscos, nossa assertividade vai ser cada vez maior”, reforçou.

Para o procurador do Estado e assessor jurídico da Subsecretaria de Compras da Seplag-MG, Eduardo Grossi, a publicação do normativo é um marco importante no processo de contratações públicas. Entretanto, para garantir sua eficácia, Grossi enfatizou a necessidade da capacitação e profissionalização dos agentes públicos na temática. “A gestão de riscos não deve ser setorizada, pois ela é parte de uma cultura institucional a ser trabalhada de maneira transversal”, defendeu.

Além da solenidade de lançamento da Resolução, o evento contou com uma série de palestras e rodas de conversas abordando o gerenciamento de riscos nas compras públicas.

Ferramentas de gestão integrada de riscos

Para subsidiar os órgãos e entidades na implementação da Política de Gestão de Riscos nas Contratações Públicas, a CGE publicou documento que traz orientações acerca dos procedimentos de gerenciamento dos riscos organizacionais. No evento, também foi apresentado sistema desenvolvido pela CGE cujo objetivo é automatizar o gerenciamento dos riscos licitatórios.

“Lançamos, junto com a Resolução Conjunta, outros dois produtos que visam simplificar, modernizar e otimizar o processo de gestão de riscos em todo o Estado: o Guia Metodológico de Gestão Integrada de Riscos e o UaiRisk, sistema informatizado que visa auxiliar servidores e gestores durante todo o processo de gerenciamento dos riscos nas compras públicas”, explica o controlador-geral, Rodrigo Fontenelle.

“Além de trazer inovação, as ferramentas trarão mais facilidade e efetividade no processo de contratações e aquisições públicas”, finalizou.

O Sistema UaiRisk está em fase de homologação e será disponibilizado posteriormente para os órgãos e entidades do Estado. Por meio da ferramenta, será possível realizar todo o mapeamento dos riscos nas contratações, incluindo a identificação, a avaliação e o tratamento dos ricos, bem como o monitoramento de todo o processo licitatório.

Post Views: 160
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Previous ArticleAugusta Brito assume Articulação Política no Governo Elmano e se torna primeira mulher na função
Next Article Prefeitura de SP deve assumir operação de empresas de ônibus de SP alvos de operação do MP
Mondchet Thonytom
Mondchet Thonytom
  • Website

Leia também

Governo agradece Justiça argentina por identificação de brasileiro morto pela ditadura

setembro 15, 2025

Justiça manda governo reativar radares em rodovias federais

agosto 19, 2025

Governo está orientando empresas a procurarem ‘respaldo’ na Justiça americana contra tarifaço de Trump, diz Haddad

julho 28, 2025

Comments are closed.

Trending

Criminosos usam CPF real de vítimas em novo golpe via SMS: Veja detalhes!

abril 25, 2024

Saiba como manejar a obesidade infantil com inteligência e cuidado

setembro 19, 2024

O papel dos cartórios no combate à corrupção

junho 6, 2025

Sociedade unipessoal: quais os benefícios e riscos jurídicos?

julho 17, 2025

Mergulhe no universo das notícias com Portal Tribuna. Aqui você encontra análises aprofundadas sobre política, as últimas tendências em tecnologia, curiosidades sobre diferentes lugares e muito mais. Seja bem-vindo ao seu novo feed de notícias!

Reclame Aqui: A Reputação das Marcas Está Refém de um Algoritmo?

junho 9, 2025

Saneamento e qualidade de vida: benefícios para a economia

setembro 10, 2025
Portal Tribuna - [email protected] - tel.(11)91754-6532
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Sobre Nós

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.