Close Menu
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Facebook X (Twitter) Instagram
Instagram
Portal TribunaPortal Tribuna
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Portal TribunaPortal Tribuna
Início » Governo de Minas institui política para garantir eficiência e integridade nas contratações públicas
Política

Governo de Minas institui política para garantir eficiência e integridade nas contratações públicas

Mondchet ThonytomBy Mondchet Thonytomabril 10, 2024Nenhum comentário3 Mins Read4 Views
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest WhatsApp Email

Foi assinada, nesta segunda-feira (8/4), Resolução Conjunta elaborada pela Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG) e pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG), instituindo a Política de Gestão de Riscos nas Contratações Públicas no Poder Executivo estadual mineiro.

Alinhado à nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021), o normativo, publicado nesta manhã (9/4) no Diário Oficial, estabelece uma série de diretrizes que deverão ser adotadas por todos órgãos e entidades durante o processo de licitação.

Capacitação de servidores

A Resolução foi lançada durante evento promovido pela CGE-MG e pela Seplag-MG, que reuniu cerca de 500 servidores no Auditório JK, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, na última segunda-feira (8/4).

Durante a solenidade de assinatura, a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, destacou que as compras públicas são fundamentais para a prestação de serviços à população e correspondem a 1% do PIB mineiro, sendo o segundo maior gasto estadual, logo após as despesas de pessoal.

“As compras públicas vão permitir que, lá na ponta, o hospital tenha o medicamento necessário, que as viaturas das corporações de segurança tenham gasolina para rodar. Por meio da gestão de riscos, nossa assertividade vai ser cada vez maior”, reforçou.

Para o procurador do Estado e assessor jurídico da Subsecretaria de Compras da Seplag-MG, Eduardo Grossi, a publicação do normativo é um marco importante no processo de contratações públicas. Entretanto, para garantir sua eficácia, Grossi enfatizou a necessidade da capacitação e profissionalização dos agentes públicos na temática. “A gestão de riscos não deve ser setorizada, pois ela é parte de uma cultura institucional a ser trabalhada de maneira transversal”, defendeu.

Além da solenidade de lançamento da Resolução, o evento contou com uma série de palestras e rodas de conversas abordando o gerenciamento de riscos nas compras públicas.

Ferramentas de gestão integrada de riscos

Para subsidiar os órgãos e entidades na implementação da Política de Gestão de Riscos nas Contratações Públicas, a CGE publicou documento que traz orientações acerca dos procedimentos de gerenciamento dos riscos organizacionais. No evento, também foi apresentado sistema desenvolvido pela CGE cujo objetivo é automatizar o gerenciamento dos riscos licitatórios.

“Lançamos, junto com a Resolução Conjunta, outros dois produtos que visam simplificar, modernizar e otimizar o processo de gestão de riscos em todo o Estado: o Guia Metodológico de Gestão Integrada de Riscos e o UaiRisk, sistema informatizado que visa auxiliar servidores e gestores durante todo o processo de gerenciamento dos riscos nas compras públicas”, explica o controlador-geral, Rodrigo Fontenelle.

“Além de trazer inovação, as ferramentas trarão mais facilidade e efetividade no processo de contratações e aquisições públicas”, finalizou.

O Sistema UaiRisk está em fase de homologação e será disponibilizado posteriormente para os órgãos e entidades do Estado. Por meio da ferramenta, será possível realizar todo o mapeamento dos riscos nas contratações, incluindo a identificação, a avaliação e o tratamento dos ricos, bem como o monitoramento de todo o processo licitatório.

Post Views: 31
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Previous ArticleAugusta Brito assume Articulação Política no Governo Elmano e se torna primeira mulher na função
Next Article Prefeitura de SP deve assumir operação de empresas de ônibus de SP alvos de operação do MP
Mondchet Thonytom
Mondchet Thonytom
  • Website

Leia também

Candidato mais votado é barrado pela Justiça, vira secretário e é alvo de ação

maio 5, 2025

Justiça mantém condenação de José Roberto Arruda e Jaqueline Roriz: O impacto da decisão do STJ no combate à corrupção

abril 10, 2025

A Importância de Líderes como Fuad Noman para a Política de Belo Horizonte

março 27, 2025
Leave A Reply Cancel Reply

Trending

Estados entram na Justiça contra decreto de Trump que veta cidadania a filhos de imigrantes irregulares: ‘Ele não é rei’

janeiro 22, 2025

Conselho Federal de Medicina Cobra Saúde por Falta de Vacinas: Impactos e Desafios para o Sistema de Saúde no Brasil

janeiro 2, 2025

Vai viajar por diferentes fusos horários? Saiba como minimizar os efeitos do jet lag

fevereiro 20, 2025

Prefeitura de SP deve assumir operação de empresas de ônibus de SP alvos de operação do MP

abril 10, 2024

Mergulhe no universo das notícias com Portal Tribuna. Aqui você encontra análises aprofundadas sobre política, as últimas tendências em tecnologia, curiosidades sobre diferentes lugares e muito mais. Seja bem-vindo ao seu novo feed de notícias!

Tudo o que você precisa saber sobre otoplastia: renove sua autoestima!

novembro 11, 2024

Século a século: como a enfermagem se adaptou às demandas educacionais

setembro 19, 2024
Portal Tribuna - [email protected] - tel.(11)91754-6532
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Sobre Nós

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.