Semente do linho, a uma oleaginosa rica em fibras, proteínas e lipídeos. Confira como ela pode impactar positivamente no organismo
A linhaça é a semente do linho, uma oleaginosa rica em fibras, proteínas e lipídeos. Por isso, oferece incríveis benefícios à saúde.
Benefícios da linhaça
De acordo com Antônio Wanderson Lack de Matos, especialista em nutrição clínica, os benefícios da linhaça à saúde são diversos e incluem a redução do risco de doenças cardiovasculares, melhora da saúde intestinal, controle do diabetes e contribuição para a saúde cerebral.
“Isso se deve à sua riqueza em ácidos graxos ômega-3, fibras, lignanas e outros nutrientes essenciais”, aponta o profissional.
Além disso, estudos sugerem que a linhaça também pode ter propriedades anticancerígenas devido à presença de lignanas, compostos fitoquímicos com potencial antioxidante e anti-inflamatório, afirma Antônio.
“Esses compostos podem ajudar a prevenir o desenvolvimento e a progressão de certos tipos de câncer, como o de mama, próstata e cólon. No entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar esses efeitos e entender melhor o mecanismo de ação da linhaça no combate ao câncer”, diz o especialista.
Embora a linhaça seja benéfica para a saúde, seu consumo excessivo pode levar a efeitos colaterais, alerta Antônio. É o caso de distúrbios gastrointestinais e interferência na absorção de certos medicamentos.
“Portanto, é recomendado consumi-la com moderação e sempre acompanhada de uma dieta equilibrada”, finaliza o especialista em nutrição clínica.