Toda sociedade precisa gerar empregos para garantir sua prevalência. À vista disso, a gestão do prefeito Caio Cunha, também empresário e autor do livro “Eles Ocuparam a Cidade”, tem procurado garantir a geração de empregos para estimular o constante desenvolvimento em Mogi das Cruzes. Quer saber como essa cidade tem se destacado nesse vetor? Então prossiga consumindo o conteúdo!
Qual a importância da geração de empregos?
A geração de empregos é crucial para o desenvolvimento da sociedade. Isso porque é através dele que os cidadãos conseguem adquirir uma estabilidade financeira, satisfazer suas necessidades de consumo e consolidar relações sociais. Ainda, municípios que possuem boas oportunidades de trabalho também usufruem da circulação da economia, o que provoca um melhor desenvolvimento financeiro para a região.
Mogi das cruzes é um exemplo de cidade nesse quesito. Graças a gestão de Caio Cunha ela se consolidou em 10ª lugar no ranking das cidades que mais geram empregos no estado de São Paulo. Somente nos dados coletados entre junho de 2023 e maio de 2024, foram registradas mais de 6 mil novas vagas oficiais de emprego, o que fomentou o desenvolvimento da região.
Como Mogi das Cruzes conseguiu gerar tantas oportunidades de trabalho?
Claro que a geração de empregos não é uma tarefa fácil. Para a cidade de Mogi isso exigiu diversas estratégias administrativas da prefeitura, como a inauguração do PipaHUB, um ambiente que reúne serviços tanto para os empreendedores quanto para as startups de tecnologia. Também foi preciso inovar na tecnologia para digitalizar os serviços públicos e implementar ferramentas de participação cidadã, facilitando para que as corporações conhecessem as necessidades de seu público alvo.
Portanto, Caio Cunha, político três vezes mais votado em Mogi das Cruzes (2016, 2018 e 2020), investiu muito para entregar uma gestão centrada nas pessoas, focando na atração de novas empresas e na geração de empregos. Com isso, ele conseguiu alcançar o recorde de 19 mil postos de trabalho nos últimos três anos, atitude reconhecida nacional e internacionalmente, garantindo diversas premiações.
Qual o impacto da geração de emprego em Mogi para o estado de São Paulo?
Garantir boas oportunidades de trabalho para os cidadãos impulsiona o crescimento municipal, além de estimular o crescimento pessoal. Dessa maneira, a geração de empregos contribui para a manutenção das famílias e fomenta o desenvolvimento econômico da cidade, o que viabiliza a implementação de melhorias no município, e, consequentemente, estabelece uma melhor qualidade de vida.
Assim, parece que todo o trabalho de Caio Cunha, um dos 100 prefeitos mais visionários das Américas, segundo a Bloomberg Philanthropies, surtiu efeito. Sua gestão se destacou pela inovação e pelo aumento da receita de Mogi das Cruzes sem elevar os impostos, facilitando a vida dos empreendedores e atraindo novas empresas para a região. Logo, foram mais de 6.700 empresas criadas na cidade, resultando em mais de 20 mil empregos no período de três anos.
Por fim, vale destacar que os esforços de Caio Cunha, prefeito de Mogi das Cruzes que foi vereador por 2 mandatos, não só fomentam o desenvolvimento da cidade, como reflete diretamente no crescimento do estado de São Paulo como um todo. Municípios como Mogi demonstram que é possível grandes cidades usufruírem de uma gestão humanizada, que garante a empregabilidade da população.