TRANSPARÊNCIA: Município está em 3º lugar em ranking

TRANSPARÊNCIA: Município está em 3º lugar em ranking

Divulgado na terça-feira, 5, pelo OSB Limeira, cidade está atrás de Conchal e Artur Nogueira entre 10

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

Municípios do interior de São Paulo não fornecem informações suficientes para a população. Essa foi a conclusão do OSB (Observatório Social do Brasil) Limeira, com a lançamento da primeira edição do Ranking de Transparência de Governança Pública de Limeira e Região, listando dez municípios do interior paulista. E Limeira ficou em terceiro lugar, com a nota 49,87, numa escala de zero a 100. Conchal, com 60,66 ficou em primeiro e, Artur Nogueira, com 59,50, em segundo. Entre os dez municípios analisados, três ficaram na escala “ruim”, seis na “regular” – Limeira entre eles – e um “bom”, que foi Conchal. Nenhum deles atingir o grau ótimo. A Tribuna de Limeira havia anunciado, em sua edição passada, que o ranking seria divulgado.
Segundo o Observatório, a avaliação utilizou metodologia da TI (Transparência Internacional) Brasil, e tem como objetivo oferecer um instrumento adicional para que a sociedade, a imprensa e os próprios órgãos de controle tenham acesso à informação e monitorem as ações do Poder Público na promoção da transparência e da participação social e no combate à corrupção. Capivari, 28,7 pontos: Analândia, 24,5, e Engenheiro Coelho, 24,2 pontos, apresentaram nível ruim, ocupando as últimas posições do ranking. O ranking, na íntegra, com os resultados das avaliações de Limeira e Região estão em https://osblimeira.org.br/itgp-indice-de-transparencia-e-governanca-publica/.

A AVALIAÇÃO
O ranking avalia o quanto as prefeituras se esforçam para criar canais de participação da sociedade, nos quais são verificadas plataformas para recebimento de denúncias anônimas e solicitação de informações, uso de redes sociais e oportunidades de participação da população na discussão do orçamento, por exemplo. De acordo com o Observatório , na terça-feira, 5, a TI Brasil lançou a avaliação de transparência e governança pública dos Estados brasileiros, incluindo o Estado de São Paulo, que ocupou a 12° posição, com 67,3 pontos, considerada como boa. As informações estão no link https://indice.transparenciainternacional.org.br/.

A região analisa pelo OSB Limeira abrange os municípios de Limeira, Iracemápolis, Cordeirópolis, Artur Nogueira, Conchal, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Capivari, Analândia e Engenheiro Coelho.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*