SAÚDE SUPLEMENTAR: Planos proibidos de limitar atendimentos

SAÚDE SUPLEMENTAR: Planos proibidos de limitar atendimentos

Nova determinação da ANS libera sessões de serviços multidisciplinares, como as de fisioterapia e psicólogos

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

Na semana em que a colaboradora da Tribuna de Limeira, a psicóloga Solange Dantas cobrava uma atenção melhor dos planos privados de saúde em relação à saúde mental da população, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) aprovou o fim da limitação ao número de consultas e sessões com psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, entre outros. A nota divulgada através da Agência Brasil, na terça-feira, 13, afirmava que os planos de saúde terão que oferecer cobertura ilimitada para pacientes com qualquer doença ou condição de saúde listada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em resolução que começa a vigorar no próximo dia 1º de agosto.
A Tribuna partiu da premissa da psicóloga e ouviu os três planos privados de saúde de Limeira, Unimed, Frei Galvão e Hapvida/Medical , para saber como eles tratavam essa questão, quando precisavam aprovar atendimentos multidisciplinares, em especial com psicólogos. Com a resolução da ANS foi colocado, também, um novo questionamento sobre como as três seguradoras tratariam a questão a partir desse momento. Solange Dantas acredita que esses serviços deveriam ter uma atenção maior das operadoras, por que são complementares e essenciais aos tratamentos clínicos.

SUPLEMENTAR
Procurada pela Tribuna, a Unimed, através de seu presidente, o médico Alcy de Castro Mello, explicou que os tratamentos psiquiátricos, por exemplo, podem ser agendados nos consultórios dos médicos cooperados ou rede credenciada, se for o caso. A Cooperativa de Saúde disponibiliza também de psicólogos (21 ao todo), na rede credenciada em Limeira. Hoje, de acordo com ele, não há mais limitações de sessões que o plano cobre.
A Unimed Limeira, de acordo com seu presidente, segue as determinações do Rol da Saúde Suplementar e que o limite de sessões não existe mais, por normatização da própria ANS. “Já o Hospital Unimed não tem leitos próprios para internações psiquiátricas ou para dependentes químicos, porém, o Sistema Unimed credenciando dispõe de leitos para esse tipo de tratamento”, finalizou o Dr. Alcy de Castro Mello.
Outro grupo de saúde privada em Limeira, o Plano de Saúde Frei Galvão, da Santa Casa, lembra que o atendimento psiquiátrico e para dependentes químicos é eletivo e realizado através da rede credenciada. “Esses atendimentos de urgência no PA (Pronto Atendimento), se necessário, é feito e o paciente é encaminhado para clínicas psiquiátricas parceiras”, explicou a assessoria de imprensa da Santa Casa, que atendeu a demanda da Tribuna. O Frei Galvão também não dispõe de leitos próprios para esse tipo de internação e o plano também disponibiliza psicólogos, que o paciente agenda com profissional disponível na rede credenciada e o atendimento é realizado dentro dos limites estabelecidos pela ANS através do rol de procedimentos.
“O número de sessões está estabelecido no Rol de procedimentos da ANS e varia de acordo o CID (Código Internacional de Doenças) do paciente”, lembrou. Hoje o Plano de Saúde Frei Galvão disponibiliza 20 profissionais psicólogos através de sua rede credenciada.
Já a Hapvida/Medical, afirmou que permanece sempre empenhada em acolher da melhor forma possível seus clientes, independentes dos casos. “Na cidade de Limeira, os atendimentos multidisciplinares são oferecidos pela rede credenciada da operadora e, por isso, qualquer cliente que necessitar de atendimento psiquiátrico será acolhido e transferido para um centro especializado”, informou. A operadora disse que tem uma rede ampla de profissionais credenciados de diferentes áreas que trabalham conjuntamente em prol da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida do paciente. “A empresa acredita nas decisões da ANS e, por isso, seguimos todas as suas determinações, que prezam sempre pela relação saudável entre operadora e beneficiários”, finalizou.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*