REVISÃO ELEITORAL: Limeira vai a 203 mil eleitores aptos

REVISÃO ELEITORAL: Limeira vai a 203 mil eleitores aptos

Com o fim do alistamento município chega a 202.996 eleitores; processamento final no TSE ocorre em 4 de julho

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

O cronograma operacional do Cadastro Eleitoral para as Eleições de 2022 estabelece que o efetivo encerramento do processamento desse cadastro, pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ocorrerá no próximo dia 4 de julho. O quantitativo do eleitorado, entre eleitores e eleitoras pelo município foi divulgado pelo Tribunal no último dia 11 de junho, números esses computados até o dia 31 de maio, os mesmos dados que constam das estatísticas do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), já trazendo o grande volume de alistamentos solicitados nos primeiros dias de maio, até o dia 4, quando se encerrou o prazo para a regularização do título eleitoral.
Segundo o TRE-SP informou à Tribuna de Limeira através de sua assessoria de imprensa, é que ainda há eleitores que podem ser excluídos caso haja coincidência, pedido de reversão de operação, lançamento de suspensão dos direitos políticos, entre outros. “Já a reabertura de um novo período para cadastro eleitoral reabre em 8 de novembro, já encerrados os dois turnos das eleições, data a partir da qual será possível a regularização para quem tinha pendências com a Justiça Eleitoral”, informou o tribunal paulista, ao ser consultado pela Tribuna. Limeira somou, após o período de alistamento, 202.996 eleitores aptos ao voto, sendo 95.497 homens e 107.499 mulheres. Os apontamentos ainda mostram as faixas etárias desses eleitores, bem como o grau de instrução.
Esses números indicam, também, que a proporção entre homens e mulheres continua favorável ao segundo grupo. E a diferença porcentual entre um e outro é de 6%, sendo que são 47% de eleitores homens e 53%, mulheres. Limeira tem, hoje, 90 locais de votação e 715 sessões eleitorais espalhadas pelas por esses locais, divididas entre a 66ª e 399ª zonas eleitorais.

MENORES DE 18
Neste ano, o foco do TSE foi o incentivo aos jovens menores de 18 anos. Uma campanha que teve um resultado bastante positivo, com crescimento de 120% em Limeira, conforme mostrou uma ação do OSB (Observatório Social do Brasil) Limeira, para a faixa etária entre 16 e 17 anos. De acordo com a entidade, através de nota distribuída pela sua assessoria de imprensa, no final de março, quando teve início das ações junto às escolas, era apenas 1.129 jovens alistados, o que representava 8,2% da população nessa faixa etária. “E, em 4 de maio, quando terminou o prazo para o alistamento eleitoral, o número saltou para 2.486, correspondendo a 18% dos limeirenses entre 16 e 17 anos, para os quais o voto é facultativo”, mostrou o OSB-Limeira.
Os números do TSE apontam para os seguintes dados, entre os menores de 18 anos. Menores de 16 anos, que devem completar a idade para votar até outubro são 134, 62 do sexo masculino e 72 do sexo feminino. Com 16 anos completos, são 871 eleitores, sendo 374 homens e 497 mulheres e com 17 anos, 1.615 eleitores aptos, 791 homens e 824 mulheres, totalizando 2.486. Todos esses números serão formalizados em definitivo no próximo dia 4 de julho, conforme o TSE

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*