NO ESTADO DE SP: Rede escolar tem 1.287 casos de Covid

NO ESTADO DE SP: Rede escolar tem 1.287 casos de Covid

Limeira tem 87 casos, 33 deles no ensino municipal; levantamento é da Apeoesp nas 94 subsedes em 177 escolas

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

Os casos de Covid vem aumentando em Limeira nas últimas semanas, conforme mostrou a Tribuna de Limeira em sua edição da última semana. No boletim da Secretaria da Saúde, o número de casos confirmados em sete dias foi de 459 pessoas. Em todo o país e no Estado de SP esse número só tem crescido também. Pensando nessa situação, a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) em um levantamento parcial com informações de suas 94 subsedes e da comunidade escolar, constatando a ocorrência de 1287 casos da doença em 177 unidades escolares, desde o dia 11 de maio. O levantamento constatou, também, o falecimento de uma professora em Penápolis.
Segundo a Apeoesp, a entidade recomenda aos profissionais da educação e a todos os que frequentam as escolas, que usem máscaras e tomem todos os cuidados sanitários recomendáveis na pandemia, assim como está cobrando da Secretaria Estadual da Educação a retomada dos protocolos sanitários em todas as escolas. Em medida recente, o Governo do Estado recomendou – porém não obrigou – a retomada do uso de máscara facial em ambientes fechados, inclusive nas escolas, medidas também estimuladas em Limeira, mesmo que sem obrigatoriedade.
E no caso da Subsede de Limeira, que abrange ainda Iracemápolis e Cordeirópolis, conforme explicou à Tribuna, o presidente em Exercício da Apeoesp, Fábio Moraes, em 33 escolas, foram constatados 87 casos suspeitos ou confirmados e, destes casos, 38 só na rede municipal de Limeira e 49 na rede estadual da subsede local. O dirigente sindical explicou, ainda, que os casos suspeitos são aqueles em que há o afastamento, o profissional sabe que está com Covid, faz o teste na farmácia, porém esse teste não é contabilizado de forma oficial.

QUARTA DOSE
Fábio Moraes afirmou, também, que a Apeoesp vem lutando pela aplicação da quarta dose da vacina em todos os profissionais da educação”. Em Limeira, Iracemápolis e Cordeirópolis o levantamento de infecção de Covid-19 nas escolas foi retomado há pouco mais de duas semanas, o que gerou os números do levantamento local. “É importante ressaltar que esses números podem ser bem maiores, pois a testagem é baixa não apenas na comunidade escolar, mas em toda a sociedade assim como na rede estadual, cobramos aqui da Secretaria Municipal de Educação a retomada de todos os protocolos com o objetivo de garantir a segurança dos estudantes e dos profissionais de educação”, finalizou Moraes.
A Tribuna procurou a Secretaria da Educação para falar sobre o assunto, que através da Secretaria de Comunicação Social informou que são 45 casos confirmados em 27 escolas na rede municipal de ensino. Já a Secretaria da Saúde, afirmou que a testagem de Covid-19 é feita em pacientes notificados como suspeitos para coronavírus, conforme orientação médica. “Além disso, a orientação é que as farmácias notifiquem os testes que são feitos e a exceção é o chamado “autoteste”, que é feito pela própria pessoa, e não por um farmacêutico”, finalizou a Saúde.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*