PRAÇA DO MUSEU: Obra de grafite vai ao espaço público

PRAÇA DO MUSEU: Obra de grafite vai ao espaço público

Redação
LIMEIRA
redacao@tribunadelimeira.com.br

Desde a última segunda-feira, 26, a Praça Coronel Flamínio, conhecida por sediar o Museu Major José Levy Sobrinho e a Emcea (Escola Municipal de Cultura e Artes Maestro Mário Tintori), está mais colorida. É que o artista Paulo Medo iniciou o projeto Arte Fora da Caixa, uma iniciativa da Secretaria de Cultura, que traz uma obra de arte abstrata com peças baseadas no estilo de grafite WildStyle, na caixa d’água presente no local. A informação foi distribuída à imprensa pela Secretaria de Comunicação Social. De acordo com a nota, há 18 anos na linha de frente do grafite, Medo é arte educador, formado em Artes Visuais e Licenciatura, além de ministrar ainda aulas em projetos sociais e culturais, nos quais ensina as técnicas desse tipo de arte.
Segundo a nota, a iniciativa se baseia na inserção da arte do grafite em um ambiente público, como é o caso da conhecida Praça do Museu, a fim de democratizar e facilitar o acesso à arte e ao trabalho do artista. “Por a caixa d’água ser em um ponto estratégico, no Centro da cidade, o espaço agrega como ponto cultural, pois o pessoal que passa pode visualizar o projeto, já que muitos não têm um bom acesso a uma exposição de arte urbana. Só de estarem em um ponto de ônibus ou passeando pela cidade estão vivenciando arte de alguma forma. É muito gratificante, como artista, passar essa mensagem às pessoas”, disse Medo.
O artista explicou, ainda, que o estilo de grafite WildStyle nasceu na cultura hip-hop nos Estados Unidos, na década de 80. O conceito é formado por letras entrelaçadas e coloridas. “É rotineiro aqueles que a observam não conseguirem definir o que está escrito, mas cada artista imprime sua identidade visual, sendo reconhecido apenas pelo estilo de sua letra e cores utilizadas”, afirmou. De acordo com ele, como trabalha com o estilo há alguns anos, passou a utilizar a base técnica e fragmentos abstratos inspirados no estilo em diversos suportes, como telas, portas, cadeiras e outros objetos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*