DIA 12 DE ABRIL: Começa vacinação contra a gripe

DIA 12 DE ABRIL: Começa vacinação contra a gripe

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

Tem início nesta segunda-feira, 12, a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, mais conhecida como gripe, em todos os municípios brasileiros e, entre eles, Limeira também. O público alvo, de acordo com o MS (Ministério da Saúde) neste ano é de 79,7 milhões de pessoas, sendo que o objetivo é vacinar pelo menos nove em cada dez pessoas dos grupos prioritários. Os grupos serão organizados para vacinação em três etapas. Em Limeira haverá dois plantões de vacinação, o primeiro no próximo sábado, 17, e, o segundo, também em outro sábado, desta vez no dia 1º de maio. A vacinação segue até 9 de julho. O MS alerta, também, para que as vacinas contra a Covid-19 e a gripe não sejam aplicadas conjuntamente. A recomendação é de um espaço de 15 dias entre uma e outra.
A Tribuna de Limeira procurou a Secretaria de Saúde para falar da campanha no município e, na sexta-feira, 9, a Secretaria de Comunicação Social distribuiu nota à imprensa sobre o início da imunização. De acordo com a nota, a partir desta segunda-feira, 12, crianças de seis meses a menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto) e indígenas poderão procurar um dos oito pontos de vacinação nas UBSs (Unidades Básica de Saúde), além de um drive thru, que neste ano será instalado no Fórum Cível de Limeira, nos mesmos dias e horários, na Via Antônio Cruãnes Filho, s/nº. A imunização, conforme a Secretaria da Saúde, visa reduzir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções pelo vírus da gripe.
Segundo a pasta, a exemplo de anos anteriores, a vacinação será dividida em etapas, sendo que essa primeira segue até 16 de abril. Nesse período, a população será atendida em oito UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e das 8h às 15h no drive thru. E para facilitar o acesso à campanha, haverá um Plantão de Vacinação no sábado do dia 17, das 8h às 13h, na sede da Divisão de Vigilância Epidemiológica e nas UBSs Nossa Senhora das Dores 2, Nova Suíça e Cecap.
Do dia 19 de abril a 7 de maio, acontece a segunda etapa da campanha, voltada a idosos com 75 anos ou mais e, posteriormente, a Saúde divulgará o cronograma de vacinação dos outros grupos prioritários, que são eles os idosos de 60 a 74 anos, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores da saúde, professores, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo urbano e de longo percurso, trabalhadores portuários, integrantes das forças de segurança e salvamento, efetivo das Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas.

PREVENÇÃO
O secretário de Saúde, Vitor Santos, por sua vez, enfatizou que as unidades voltadas à vacinação contra a gripe seguirão todas as medidas de prevenção à Covid-19, sendo que o uso de máscara é indispensável para o público-alvo da campanha. “Em caso de suspeita de coronavírus ou de gripe, a pessoa não deve sair de casa para tomar a vacina”, lembrou. Além disso, o esquema adotado pela pasta dividiu as unidades em dois grupos, um apenas para fazer a vacinação contra a gripe e outro voltado exclusivamente às doses da Covid-19. Ainda de acordo com Santos, o MS não recomenda a administração simultânea das vacinas contra o coronavírus e a gripe. “A pessoa deve aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre as doses”, salientou.
O diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, por sua vez, destacou que as pessoas inseridas nos grupos prioritários que buscarem uma unidade para a vacinação contra a gripe, e ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, devem preferencialmente ser vacinadas contra esta última doença. “A definição dos grupos prioritários segue critério de maior risco de morbimortalidade, conforme os planos Estadual e Federal da campanha de vacinação”, finalizou Ferrari.
No ano passado, conforme a Tribuna divulgou, o resultado da campanha contra a gripe resultou em apenas duas categorias prioritárias alcançando e até ultrapassando a meta proposta, os profissionais da saúde e os idosos a partir dos 60 anos. Os números de 2020, divulgados pela Secretaria da Saúde, ao fim da campanha, foram os seguintes: crianças, 9.626 doses aplicadas, atingiu 50,69% desse público; profissionais de Saúde, com 6.883, 109,25%; gestantes, 1.039 imunizadas, 38,58%; puérperas, 200 doses, 45,15%; adultos, 3.059, 21,48% e idosos, 39.360 doses aplicadas, 120,68%.


Veja os pontos de imunização

Conforme a nota distribuída à imprensa, os locais de vacinação, que funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, estão definidos e, para o procedimento, é necessário apresentar RG, Carteira de Vacinação e Cartão SUS. O drive thru das 8h às 15h. (Antonio Claudio Bontorim)

UBS Cecap, Avenida Fausto Esteves dos Santos, s/nº.
UBS Nossa Senhora das Dores 2, Avenida Vitório Bortolan, 1.080.
UBS Tatu, Rua Jacob Degaspari, 71.
UBS Graminha, Rua Luiz Pereira do Prado, 156.
UBS Nova Limeira, Rua José Fontanin, 179.
UBS Nova Suíça, Rua Vereador Samuel Berto, s/nº.
UBS Morro Azul, Rua Oswaldo Bertolini, 500.
UBS Novo Horizonte, Rua Nelson Ferraz da Silva, s/nº.
Drive thru: Fórum Cível de Limeira, Via Antônio Cruãnes Filho, s/nº.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*