BARROCA FUNDA: Viaduto será inaugurado neste mês

BARROCA FUNDA: Viaduto será inaugurado neste mês

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

O viaduto da Barroca Funda segue rumo à sua inauguração, que deve ser ainda nesses últimos dias de março, de acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Na segunda-feira, 22, serviços de obras complementares terminaram a instalação da iluminação, que é toda em tecnologia LED. Na noite do mesmo dia foram feitos os testes iniciais, com vistorias técnicas, acompanhados pelo prefeito Mario Botion (PSD) e secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi, conforme nota distribuída pela Secretaria de Comunicação Social. De acordo com a nota, todo o complexo viário da Barroca Funda conta com 188 luminárias, que está distribuída nos postes de energia, na rotatória, na parte superior do viaduto, nos pilares, dentro da rotatória, e na pista de caminhada.
Após a distribuição da nota, a Tribuna de Limeira questionou a Prefeitura de Limeira sobre quais eram os últimos detalhes a serem acertados e se já havia uma data específica para a inauguração do viaduto, que vai ligar o Centro à Região Sul e de volta ao Centro. Em nota enviada pela Secretaria de Comunicação Social, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos informou que estão em fase final os gradis da rampa lado bairro sentido centro, pavimentação no encontro da rotatória com o anel viário, a sinalização horizontal destas pavimentações e o paisagismo. Já quanto a uma data específica, a única resposta foi de que “a previsão é para final de março”, mês que termina na próxima quarta-feira, 31.

O VIADUTO

Na última matéria feita pela Tribuna, publicada em janeiro deste ano, o cronograma seria obedecido e até o final de fevereiro e início de março, o viaduto seria entregue ao tráfego, caso não ocorresse chuva nesse período. Posteriormente, a Secretaria de Obras indicou a inauguração para o final deste mês de março. O valor total do contrato estava orçado em R$ 42.359.488,07 e a OS (ordem de serviço) para início das obras foi assinada no dia 22 de abril do ano passado à Jofege Pavimentação e Construção Ltda., vencedora da concorrência pública. O viaduto pronto tem 500 m (metros) de extensão e 175 m de elevado, com calçada para pedestres e ciclovia e a própria prefeitura estima que será “uma das mais importantes obras viárias do município nas últimas décadas”.
Segundo a Secretaria de Obras, o viaduto está sendo executado com recursos de um financiamento assinado com a Caixa Econômica Federal, através do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), da ordem de R$ 65 milhões. “E parte do dinheiro que sobrar, que é direcionado somente a investimentos, já está sendo utilizado em outras obras, como por exemplo, a recuperação da alça do Viaduto Antonio Feres, que também já teve início. Já o fluxo de tráfego no local, assim que o viaduto for entregue, de acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, deve permanecer em torno de 80 mil veículos por dia, devendo o trânsito em todo o seu entorno, conforme a pasta, ficar mais organizado, com fluxo dividido, sendo que a maior parte dos motoristas deverá utilizar o viaduto e outra parte deverá utilizar a rotatória para seguir no Anel Viário. Os semáforos, por sua vez, serão mantidos em operação, mas terão nova programação diária, atendendo às mudanças que o viaduto trará para o local, para melhorar o fluxo de veículos na região.


Nome será escolhido por concurso

O prefeito Mario Botion (PSD) protocola, nesta segunda-feira, 29, projeto de lei na Câmara Municipal, no qual solicita aos vereadores autorização para que o município realize concurso para escolher o nome do viaduto da Barroca Funda, de acordo com nota distribuída pela Secretaria de Comunicação Social. Conforme a proposta, a população poderá sugerir nomes de pessoas, por meio de texto dissertativo argumentativo, com no mínimo cinco linhas e no máximo 40, justificando os motivos da escolha. Um curriculum do homenageado também deverá ser apresentado, destacando seu reconhecimento popular pelas atividades exercidas que contribuíram com a qualidade de vida dos munícipes e que tenham comprovação, títulos profissionais decorrentes de cargos público ou comunitário.
Segundo Botion, o viaduto tem uma importância muito grande para o município sob vários aspectos, como, por exemplo, a melhoria da mobilidade. “Portanto, realizaremos um concurso para escolher o nome do viaduto, homenageando alguém que tenha contribuído significativamente com Limeira”, afirmou o prefeito. Pelo projeto, o concurso será dividido em três etapas. A primeira, será o cadastro das sugestões, posteriormente uma comissão julgadora irá apresentar as três melhores propostas, levando em consideração os quesitos: repetição de sugestão, conceito e originalidade e na fase final, ocorrerá a escolha do nome do viaduto. O processo será realizado por meio de votação do prefeito, vice-prefeita, vereadores, secretários de governo e presidentes das autarquias, de acordo com a nota.
Já a comissão organizadora e julgadora do concurso será constituída por sete integrantes, sendo dois membros do poder Executivo, dois do poder Legislativo e mais três pessoas da sociedade civil. (Redação)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*