WILSON CERQUEIRA: Petista quer o fim dos velhos vícios

WILSON CERQUEIRA: Petista quer o fim dos velhos vícios

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

O candidato do PT, Wilson Cerqueira, que tem o número 13, do partido, é o segundo entrevistado da série da Tribuna de Limeira com os candidatos a prefeito. Ex-sindicalista e ex-vereador, Cerqueira já foi candidato a prefeito em Limeira e agora busca sua eleição ao Edifício Prada. Assim como os demais candidatos, Cerqueira respondeu as mesmas cinco perguntas, focadas na questão política e também administrativa do cargo ao qual concorre.
Veja a íntegra da entrevista com o candidato petista Wilson Cerqueira.

Tribuna de Limeira: Como você, enquanto candidato a prefeito, vê Limeira hoje?
Wilson Cerqueira:
Hoje o mundo vive uma crise. O Brasil, nesta crise, sob o desgoverno Bolsonaro, tornou-se o segundo no ranking mundial de mortes pelo coronavírus e Bolsonaro é considerado, pela comunidade internacional, o pior “líder” mundial no enfrentamento à doença. Já Limeira, no governo Botion, teve seu transporte público inviabilizado, as políticas sociais enfraquecidas, a saúde abandonada, a educação em tempo integral desestruturada e a periferia ignorada. Limeira precisa romper com os velhos vícios da administração pública atual e as velhas práticas políticas para retomar suas vocações econômicas e sociais a partir da inclusão, da justiça social, do respeito ao meio ambiente e da participação democrática.

Tribuna de Limeira: Em sua opinião, quais são, em todas as áreas, os pontos positivos do município?
Cerqueira
: O maior legado que temos é o povo trabalhador de Limeira, povo que está sofrendo com a política desastrosa e irresponsável do desgoverno Bolsonaro, do governo Doria e do governo Botion que entregou a cidade a própria sorte. Em Limeira, temos todas as condições para ter uma cidade com desenvolvimento econômico local inclusivo, qualidade de vida, condições de vida dignas. No entanto, continuamos observando que as pessoas não são a prioridade dos governos. No nosso governo, vamos levantar essa cidade, o povo vai voltar a sonhar e realizar, nosso programa Bem Viver e Acreditar de Novo propõe uma Limeira com foco nas pessoas. Nós do PT já fizemos, entregamos 1.796 moradias entre 2013 e 2016 e regularizamos a posse dos imóveis em vários bairros. Na saúde, foi o melhor período da saúde em Limeira em toda a sua História. Nesse período, não tinha filas nos postos, tinha 42 equipes nos Centros de Saúde da Família, tínhamos o programa Saúde Perto de Casa com médico, exames e entrega de remédios mais perto da casa das pessoas.

Tribuna: E quais são as deficiências, em todas as áreas, que podem ser definidas para Limeira?
Cerqueira
: O governo Botion gasta muito mal o dinheiro público, pagamos por um serviço de baixa qualidade ou nem mesmo somos atendidos, isso quando não ocorre corrupção. Temos hoje vários problemas causados pela própria prefeitura ou pela sua negligência. A saúde piorou muito, a educação integral está sendo desidratada, o abastecimento de água e os preços abusivos não são fiscalizados, os pequenos produtores não tem apoio, não existe política de desenvolvimento econômico, de geração de empregos e atração de empresas, o transporte público foi inviabilizado, o trânsito está caótico, não temos política para enfrentar o déficit habitacional, não temos política de segurança alimentar que garante alimentos, os pequenos negócios não tem apoio técnico, financeiro para se desenvolver. A cultura continua restrita a poucas pessoas e quem faz cultura na cidade não tem apoio. Não temos uma política de lazer para que as pessoas e as famílias possam ter espaços de convivência e entretenimento.

Tribuna: Em que área – educação, saúde, segurança, mobilidade urbana, habitação, malha viária, entre outras – o município vai precisar de mais investimentos, tanto de trabalho da administração pública, como de dinheiro também?
Cerqueira:
Temos que investir em todas as áreas para levantar a nossa cidade como: 1) Saúde: garantir um atendimento de qualidade e perto da casa das pessoas; 2) Emprego: cada centavo da prefeitura tem que ser utilizado para impulsionar o desenvolvimento local; 3) Segurança alimentar: garantir uma alimentação saudável; 4) Políticas sociais: fortalecimento e ampliação dos serviços socioassistenciais; e 5) Habitação: moradias para as pessoas com até 2SM; 6) Educação: ampliar as vagas em creches e investir na educação integral; 7) Transporte público: reformular o transporte público e iniciar a implementação gradual do “passe livre”; 8) Cultura: descentralizar a cultura com pontos de cultura; 9) Mobilidade urbana: investir em ciclovias, reforma do calçamento e redesenho urbano; 10) Tecnologia para melhorar a segurança e construir uma política de segurança cidadã; 11) Políticas setoriais para mulheres, negros, idosos, juventude, criança e adolescente, LGBTQI+, pessoas com deficiência; 12) Implementar a participação popular; e 13) Investimentos nos servidores públicos.

Tribuna: Se for vencedor no pleito de novembro, qual será sua primeira ação, assim que tomar posse como prefeito de Limeira, para seu mandato de quatro anos?
Cerqueira
: Estou preparado para assumir a prefeitura a partir de 2021, estamos conversando e ouvindo as pessoas muito antes das eleições, conversamos com a população, técnicos, especialistas, entidades, movimentos e coletivos. Conheço Limeira, conheço as pessoas, conheço os problemas e as qualidades de nossa cidade. Vou fazer um governo com o povo, com participação popular, ouvindo as pessoas, a população e os trabalhadores do serviço público. Do primeiro dia ao último vou trabalhar, dia e noite, ao lado das pessoas, para que todo limeirense tenha casa, alimento saudável, trabalho, acesso à saúde e a educação de qualidade, transporte público eficiente e gratuito, despachando em todas as regiões da cidade. Desta forma, a primeira ação como prefeito será visitar todos os departamentos e os equipamentos públicos da prefeitura para ouvir os servidores para dialogarmos sobre a implementação da nossa proposta de governo que é: colocar as pessoas como centro das políticas públicas. Inclusive, estarei em todas as regiões da cidade para ouvir as pessoas de como concretizar a participação popular no governo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*