Fora de Expediente

Fora de Expediente

Antonio Claudio Bontorim
Redação
LIMEIRA
redacao@tribunadelimeira.com.br

E quando volta?
Ainda em sessão remota, a Câmara de Vereadores é um misto de tranquilidade e discussões sem muitas consequências. Poucos projetos na pauta e, a maioria deles, denominação de ruas e logradouros públicos, homenagens e instituição de dias e meses coloridos. Em 2020 ainda haverá sessão presencial? Com a palavra…

No modo online
Por enquanto, tudo no controle remoto. Isto é, nas sessões remotas, por conta da pandemia do novo coronavírus. Parece que ficou de bom tamanho e muito cômodo para os senhores parlamentares.

Período eleitoral
Tá certo que estamos em plena campanha política, levando-se em conta que neste ano tem eleições municipais, que dizem respeito aos próprios vereadores e prefeitos.

Dois estão fora
Mesmo por que, dos 21 vereadores que compõe a casa, na atual Legislatura, apenas dois não concorrerão à reeleição: Carol Pontes (PSDB), conforme mostrou a Tribuna de Limeira, e o médico Marcelo Rossi (Podemos), anunciando a parada em entrevista à Gazeta de Limeira.

Mudando rumo
Outras duas vereadoras, Erika Tank (PL) e Dra. Mayra Costa (Cidadania), assim como o Dr. Rafael Camargo e Clayton Silva (PTC), também abrem vagas para novatos. Os quatro vão disputar a eleição majoritária. Erika será vice na chapa de Mario Botion (PSD) e a Dra. Mayra, Camargo e Clayton disputarão, pelos seus respectivos partidos, o cargo ao Poder Executivo.

São 535 para 21
Os outros 13 integrantes da Casa vão tentar a reeleição. Eles estão entre os 535 candidatos a vereador, que vão disputar 21 cadeiras no Poder Legislativo de Limeira. Se fosse uma disputa para vestibular, daria 25,5 candidatos por vaga.

É briga dura…
Desse grupo de 13, quem vai conseguir se reeleger? Fica a pergunta e vale até aposta!

Assim,… até eu
Ouvida nos bastidores do Legislativo. Tem vereador que fica pesquisando no JOM (Jornal Oficial do Município) para ver onde a prefeitura vai fazer serviço de zeladoria, para fazer indicação na Câmara. Depois que a obra é feita, vai até o local e faz sua propaganda: “fui eu quem pediu!”.

Está na berlinda

E já que o assunto é Câmara, o OSB (Observatório Social do Brasil) trouxe um levantamento que mostra o despreparo da Casa no sentido de motivar os vereadores a produzir pautas na área da saúde. Principalmente pela pandemia do coronavírus, que já dura desde o primeiro trimestre do ano.

É muito pouco
No levantamento, divulgado a imprensa, o OBS Limeira lista apenas 20 proposituras ligadas a Saúde, entre janeiro e julho. E apenas duas delas mais específicas relacionadas a Covid-19.

Relembrando
De acordo com o OSB, no mesmo período, em 2019, foram 12 proposituras. E, em 2017 e 2018, foram 25 e 32 respectivamente.

Quem responde?
Será que a saúde em Limeira melhorou em comparação aos anos anteriores, a ponto de merecer um número tão pequeno de proposituras nesse âmbito? A pergunta é do presidente do Conselho de Administração do OSB Limeira, Raul Groppo. E a resposta…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*