DE CARVALHO JOIAS: Candidato elege 14 pontos para correção

DE CARVALHO JOIAS: Candidato elege 14 pontos para correção

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

Apesar de novato na política e buscando sua primeira eleição, Euclides de Carvalho (PTB), conhecido como De Carvalho Joias, é o terceiro candidato a ser entrevistado pela Tribuna de Limeira. O petebista, entretanto, já elegeu as necessidades do município, citando 14 áreas, que apesar da infraestrutura pronta, ainda precisam de atenção e cuidado. O petebista afirma, porém, que na habitação há grandes entraves, uma vez que há muito Limeira está sem obras para moradias. De Carvalho Joias está preocupado, também, com o Viaduto da Barroca Funda, que terão seus gastos pagos a partir de 2021. Ele pretende rever, também, o Plano Diretor e o Plano de Mobilidade Urbana, recém-aprovado. Leia a entrevista de De Carvalho Joias a seguir.

Tribuna de Limeira: Como você, enquanto candidato a prefeito, vê Limeira hoje?
De Carvalho Joias:
Limeira é uma das cidades mais importantes do Estado de São Paulo. Sabemos que possui localização privilegiada e isso garante um grande potencial de desenvolvimento, que precisa ser bem trabalhado. Somos a capital nacional da joia folheada, mas exploramos mal esse título. O que faz de Limeira a cidade que amamos é sua gente, aguerrida, trabalhadora e empreendedora. E por isso as pessoas que aqui vivem precisam ter uma melhor qualidade de vida. Para conquistar esse objetivo, todas as áreas devem ter um melhor tratamento. Hoje as principais demandas estão na falta de vagas em creches, de moradias e na saúde. O povo também precisa de emprego, portanto a vinda de empresas é fundamental. Está na hora de Limeira deixar de ser uma cidade de potencial para de fato ser referência, com desenvolvimento e emprego.

Tribuna: Em sua opinião, quais são, em todas as áreas, os pontos positivos do município?
De Carvalho Joias:
Em nosso plano de governo, estabelecemos 14 grandes áreas para trabalharmos a cidade. Todas precisam ser aprimoradas, atendendo as necessidades da população. A Saúde possui uma infraestrutura básica. Na Educação, o Ideb apresenta crescimento desde 2015. Na segurança pública, temos a Muralha Digital. No Turismo, somos a capital nacional da joia folheada. Na Promoção Social, temos o trabalho dos CRAS. No Desenvolvimento, a cidade possui estrutura para receber empresas. No Esporte, temos as escolinhas. No Meio Ambiente, são nossos recursos hídricos. Na Cultura temos o Teatro Vitória e nossos artistas. Na Administração, há funcionários efetivos de capacidade. Mas há grandes entraves na Habitação, já que estamos sem novas moradias precisa melhorar a relação com a união, grande patrocinadora de obras voltadas às moradias, em Obras, pois as despesas com o viaduto da Barroca Funda serão pagas a partir de 2021, e em Urbanismo, já que o Plano Diretor precisa ser revisto, com revisão da Planta Genérica de Valores, que quando desatualizada promove muitas injustiças tributárias, assim como o Plano de Mobilidade Urbana recém-aprovado.

Tribuna: E, quais são as deficiências, em todas as áreas, que podem ser definidas para Limeira?
De Carvalho Joias:
Ao dividirmos a cidade em 14 grandes áreas, elencamos os principais problemas a serem corrigidos. A Saúde deve ser acessível, com facilidades para consulta e exames e redução das filas. Na Educação, buscar zerar o déficit de vagas nas creches. Na segurança, ampliar a Muralha Digital e aparelhar e incentivar os guardas-civis. No Turismo, fomentar o turismo de negócios, explorando o título de capital da joia folheada. No Desenvolvimento, trabalhar pela vinda de novas empresas (criar um programa municipal de incentivos fiscais), tipo renuncia de IPTU ou ajuda de custo em alugueis de pavilhões, criar Berçário Empresarial, programa municipal que ajuda empresas principiantes, normalmente cedendo salas (para produzir, para começar o negocio). Em Obras, ter agilidade na execução dos serviços públicos. No Esporte, aumentar a participação, usando os centros comunitários. Termos ainda um transporte público eficiente. Com o advento dos serviços de aplicativos tipo Uber o setor público de transportes perdeu passageiros, perdeu receita, logo precisa haver mobilização política para redução da carga tributária (estadual e federal) do setor. No Meio Ambiente, focar na sustentabilidade e dar uma atenção especial à causa animal. Na Administração, é necessário facilitar os processos e criar acessos online. Na Promoção Social, atender a mais pessoas e reduzir as desigualdades. Na Cultura, termos mais atrativos. Na Habitação, retomarmos a casa própria e, no Urbanismo, destravar o Plano Diretor.

 Tribuna: Em que área – educação, saúde, segurança, mobilidade urbana, habitação, malha viária, entre outras – o município vai precisar de mais investimentos, tanto de trabalho da administração pública, como de dinheiro também?
De Carvalho Joias:
Com certeza será necessário mais dinheiro. Para isso, temos que enxugar a máquina pública, avaliar o quadro atual e reduzir cargos em comissão, que devem ser preenchidos por pessoas capacitadas e concursadas. Ao mesmo tempo, reduzir a inadimplência, criando facilidades de pagamentos. Também buscar parcerias com a iniciativa privada, contrapartidas de empreendimentos e recursos dos governos federal e estadual. O principal, no entanto, é saber administrar o orçamento da cidade, aplicando bem o dinheiro da população.

 Tribuna: Se for vencedor no pleito de novembro, qual será sua primeira ação, assim que tomar posse como prefeito de Limeira, para seu mandato de quatro anos?
De Carvalho Joias:
Em primeiro lugar precisamos de uma equipe técnica para fazer um rápido diagnóstico da cidade. Também determinaremos uma reforma administrativa para enxugar a máquina e vamos rever o prazo de concessão do transporte público para abrir rapidamente a licitação. Vamos criar a Agenda de Resultados, voltada a discutir cada etapa do Plano de Governo. Faremos reuniões mensais com todos os Secretários para avaliar o cumprimento de metas. A administração pública precisa de resultados. Nossos secretários terão que corresponder. A cobrança será contínua.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*