SEIS MESES DEPOIS: Bibliotecas voltam na segunda, 21

SEIS MESES DEPOIS: Bibliotecas voltam na segunda, 21

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

Depois de praticamente seis meses fechadas, em decorrência do Decreto Legislativo nº 6, de 20 de Março, que é federal, e Decreto Municipal nº 108, de 16 de Março, as bibliotecas públicas municipais Professor João de Souza Ferraz e a Infantil Professora Cecília Quadros retomam o atendimento presencial a partir desta segunda-feira, 21. As duas estavam fechadas desde o último dia 23 de março, quando teve início a quarentena no Estado de SP e em Limeira. O anúncio da reabertura das duas unidades, que ficam no Parque Cidade, foi divulgado pela Secretaria de Cultura na quarta-feira, 16, através de nota da Secretaria de Comunicação Social, o que levou a Tribuna de Limeira a questionar a prefeitura sobre o que foi feito nesse período de fechamento e como seriam os protocolos sanitários a serem seguidos, além dos atendimentos, como dias e horários.
Segundo a informação repassada à Tribuna, a manutenção dos locais foi contínua, uma vez que os funcionários estavam trabalhando internamente nesse período, atualizando acervos, organizando livros, fazendo as limpeza dos espaços e outras atividades de rotina.  A Tribuna questionou, também, se houve atendimento remoto aos usuários, a resposta foi negativa, “pois os livros são objetos que permitem fácil propagação do vírus”. Ainda de acordo com a secretaria, as bibliotecas seguem as orientações do Plano São Paulo quanto à limpeza do espaço, o que acontece diariamente. “Além disso, a utilização de máscaras será obrigatória como também o uso de álcool em gel 70% na entrada dos espaços”, informou a Cultura.
Outra informação à Tribuna, foi a instalação, também, de um vidro de proteção para o atendimento, protegendo funcionários e usuários. “O público não terá acesso ao acervo, evitando a contaminação dos livros e proliferação do vírus. Os livros ficam em quarentena de uma semana e passarão por limpeza para serem disponibilizados no acervo e novamente emprestados”, lembrou a pasta. Outra medida que será adotada a partir desta segunda-feira, 21, é o atendimento de apenas duas pessoas por vez, no balcão, evitando aglomerações no local, e a fila, quando houver, deverá respeitar distanciamento social de 1,5m (metro) na área externa.

DIAS E HORÁRIOS
As duas bibliotecas, que ocupam o mesmo espaço, atenderão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, obedecendo-se todos os protocolos sanitários do Plano SP, como medidas preventivas à pandemia do novo coronavírus. “Para o empréstimo de livros, será necessária a solicitação no balcão e apenas o funcionário poderá ter acesso ao acervo na prateleira, a fim de evitar qualquer possibilidade de contaminação”, informou a direção da biblioteca. Já a Agenda Cidadã permanecerá fechada e a leitura de revistas e jornais, suspensa. “Na biblioteca infantil, não será permitida utilização de jogos e brinquedos”, finalizou a nota.

As bibliotecas municipais Professor João de Sousa Ferraz e Infantil Professora Cecília Quadros se localizam no Parque Cidade, à Rua José Botelho Veloso, s/n, Vila São João. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3442-6539.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*