REFORMA NA GRUTA: Espaço ganha novo deck e lago

REFORMA NA GRUTA: Espaço ganha novo deck e lago

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

Desde 2007 sem obras de recuperação, mas com manutenção continua, de acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, a Gruta da Paz, na Praça Toledo Barros está, desde o último dia 14 de agosto, cercada por tapumes, com várias obras sendo realizadas. A Tribuna de Limeira procurou a Prefeitura de Limeira, durante a semana, para saber o que estava sendo feito, prazo de entrega e preço da obra. De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, os serviços que estão sendo realizados são de melhorias no local, com instalação de mobiliário urbano, recuperação estrutural do lago no entorno da gruta, implantação de novo deck, adaptações de acessibilidade e pintura geral de mobiliários.
Segundo a pasta, a obra é executada com recursos do Contrato Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), da Caixa Federal, a previsão de término é de 120 dias, ou seja, a segunda quinzena de novembro. O valor da obra, que é de responsabilidade da própria secretaria, é de R$ 382.378,35 e a empresa responsável é a FG Gutierrez Engenharia e Construções Ltda. ME. “Após o prazo estipulado em contrato, o lago estará funcionando normalmente, já que uma das principais intervenções é a recuperação estrutural e impermeabilização do lago, que circunda toda a gruta”, explicou a pasta.
A Tribuna também questionou sobre a estrutura física da construção, que é de meados de 1920, sendo que a Secretaria de Obras respondeu que outra intervenção importante, que faz parte do escopo do contrato é a remoção de todo deck de madeira existente no entorno da gruta, e implantação de um novo deck constituído de material plástico, material este resistente à umidade e com durabilidade muito maior, “não se fazendo necessárias manutenções frequentes”.

CARTÃO POSTAL
Batizada de Gruta de Paz, o monumento no “marco zero” do município, é conhecida como Gruta da Praça Toledo Barros e considerado o principal cartão postal da cidade. Ela foi inaugurada, conforme dados da história do município, em 1920, completando, portanto, um século neste ano, foi concebida originalmente para servir de coreto. Seu projeto arquitetônico retrata um castelo medieval e é de autoria do italiano Ettore Monti. Possui um labirinto traçado sob a cúpula, que reproduz um desenho que se encontra em inúmeras representações antigas, principalmente em moedas gregas, cunhadas entre os séculos I e VI A.C. .
Na gruta já funcionou café e bomboniere entre os anos de 1946 e 1967 e, a última grande reforma estrutural aconteceu ainda em 1990, durante a administração do então prefeito Paulo D’Andréa. Naquele período, o monumento passava por uma reforma e parte da construção desabou, sendo então necessário um reforço em sua estrutura, que foi feito com tijolos e concreto. A aparência externa, porém, foi mantida com o mesmo tipo de pedra.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*