ELEIÇÕES MUNICIPAIS: Onze candidatos “cobiçam” o Prada

ELEIÇÕES MUNICIPAIS: Onze candidatos “cobiçam” o Prada

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

Limeira já conhece o nome dos 11 candidatos a prefeito que deverão estar, em novembro, com seus nomes nas urnas eletrônicas, na disputa pelo primeiro turno, que concorrerão à cobiçada cadeira principal do Edifício Prada, o Paço Municipal. São candidatos à direita, à esquerda e ao centro, que estarão com suas campanhas nas ruas em busca de convencer o eleitor que estão preparados e são os melhores nomes para ocupar o Poder Executivo. Entre esses nomes, são duas mulheres cabeças de chapa, Lívia Lazaneo, pelo PSol, e a vereadora Dra. Mayra Costa, do Cidadania. Ainda entre as mulheres candidatas a vice-prefeito, são outras 6, Adriana Marçal, do Republicanos;  Claudia Rosana Volpato, do PT; Paula Bocaiúva, do PSB; Anna Maria Braga, do Patriota, Erika Tank (PL) e Alessandra Stringheta (PSL).
A Tribuna de Limeira vem acompanhando o processo eleitoral desde o ano passado, com o recadastramento biométrico. E, desde o início deste, quando entrevistou pré-candidatos e líderes partidários sobre um possível adiamento ou cancelamento do pleito municipal. A maioria dos nomes já foi previamente divulgada pela Tribuna, com antecedência. As convenções se encerraram na última quarta-feira, 16. Agora, os partidos têm até às 19h do próximo dia 26 de agosto para apresentarem à Justiça Eleitoral o requerimento de registro de seus candidatos, que pode ser feito também via transmissão por internet. E a partir do dia 27, os candidatos estarão liberados a realização da propaganda eleitoral, inclusive na internet, inclusive aquelas pagas na imprensa, até o dia 13 de novembro, antevéspera da realização do primeiro turno, nos municípios que tenham possibilidade de um segundo turno.

QUEM SÃO?

A Tribuna traz, nesta edição, os candidatos à eleição majoritária (prefeito e vice), escolhidos nas convenções de seus partidos e as coligações oficializadas, que a partir deste ano não valem mais para os cargos proporcionais (vereador). São, ao todo, 11 candidatos a prefeito, sendo sete deles com chapa pura, ou seja, sem coligação com outros partidos e divisão nas candidaturas. Entre as chapas, nas quais os candidatos a prefeito e vice são do mesmo partido, estão o Cidadania, com a vereadora Dra. Mayra Costa e o presidente do partido, empresário Ítalo Ponzo, respectivamente, que tem ainda o apoio do DEM e Rede; em seguida, o MDB, com o também vereador Dr. Rafael Camargo e Dimas Peruzza; o PSol, com Livia Lazaneo e Marcos Vinicius da Silva; PT, com Wilson Cerqueira e Cláudia Rosana Volpato; Patriota, com Paulo Morais e Anna Maria Braga; o PTB, com Euclides de Carvalho e Enaudo Bahe e o PTC, com Clayton Silva e José Carlos Flávio.
Já o PSD, do atual prefeito Mario Botion, que é candidato à reeleição, tem outra vereadora, Erika Tank, do PL, com outros três partidos na coligação, PV, Pros e PSC. O PSDB traz o ex-vereador Eliseu Daniel dos Santos, a prefeito e Adriana Marçal, do Republicanos, como vice e o PP tem Marcio Paixão, a prefeito e Paula Bocaiúva, do PSB, como vice. E o Podemos terá Murilo Félix como candidato a prefeito, tendo como vice Alessandra Stringheta (PSL), além da coligação com o PDT, do ex-prefeito Silvio Félix, e o Avante.
A participação feminina, desta vez, está mais acentuada que em eleições anteriores. Em cinco chapas ao majoritário, são duas mulheres candidatas a prefeito e seis outras candidatas a vice, compondo as chapas ao cargo para concorrer a prefeito. São, ainda, quatro vereadores que deixam o cargo para concorrer no majoritário, Rafael Camargo, Mayra Costa e Clayton Silva, como candidatos a prefeito, e Erika Tank, como vice.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*