CONSUMO DE ÁGUA: BRK diz estar preocupada com aumento

CONSUMO DE ÁGUA: BRK diz estar preocupada com aumento

Redação
LIMEIRA
redacao@tribunadelimeira.com.br

A estiagem prolongada, que pode completar três meses, apesar da indicação de chuvas para as próximas horas, e as altas temperaturas está preocupando a BRK Ambiental, concessionária dos serviços de água e esgoto em Limeira. Pelo menos é o que mostra nota distribuída na sexta-feira, 18, pela concessionária, através de sua assessoria de imprensa. De acordo com a nota, se aliada à pandemia, com mais pessoas em casa, a preocupação é ainda maior, pois provocaram um aumento de 22% no volume de água produzido diariamente na cidade. Ainda conforme a empresa, o dado considera o volume médio diário de setembro de 2020 (73.070 milhões de litros/dia) em comparação à média diária produzida em setembro de 2014 (59.828 milhões de litros/dia), ano em que a Região Sudeste enfrentou a pior crise hídrica da história.
Segundo a nota, numa analogia mais recente, próxima da atual realidade populacional do município, o aumento do consumo também pode ser identificado. “Na comparação entre setembro de 2019 e setembro de 2020, o aumento no volume de água produzido na cidade é de 9%. Isso significa que, neste mês, estão sendo necessários seis milhões de litros de água a mais por dia para atender a demanda de Limeira”, afirmou a nota. A concessionária afirma, também, que no mês a mês, também há maior produção de água. “Em janeiro deste ano, em pleno verão, foram produzidos 68 milhões de litros de água por dia na cidade; 7% menos que o necessário para atender a demanda atual desse mês de setembro”, alertou.

CONSUMO
A BRK Ambiental afirma, ainda, com base em dados operacionais da empresa, que embora a produção de água esteja sendo suficiente para atender à população, há uma necessidade coletiva para o desenvolvimento de hábitos de consumo mais conscientes, especialmente diante da atual redução na vazão e nos níveis dos rios e mananciais de toda a região. “A concessionária retomou a campanha Consumo Consciente, que visa orientar e incentivar hábitos de consumo equilibrados. “A proposta é que cada um reflita sobre o seu consumo e use do bom senso para ajudar o meio ambiente; além de valorizar as boas práticas de consumo”, explicou, através da nota, o diretor de operações da BRK Ambiental, Rodrigo Dias.
A concessionária indica, também, hábitos bem simples, como diminuir em um minuto o tempo no banho, fechar a torneira ao escovar os dentes, usar balde para lavar o carro, entre outros, ajudam na redução do consumo de água. “Mesmo com a atual necessidade de higienização e limpeza geradas pela pandemia, é possível utilizar a água de forma consciente. Evitar desperdícios, como excesso durante a lavagem de calçadas e varandas, na irrigação de jardins, e reaproveitar a água para limpeza dos quintais, são bons exemplos”, reforçou o diretor. A ONU (Organização das Nações Unidas) considera que o consumo diário de água por pessoa seja de 110 litros para atender as necessidades de consumo e higiene. “Em Limeira, a média de consumo por habitante tem sido de 176 litros por dia”, finalizou a nota.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*