ATÉ 31 DE OUTUBRO: Segue vacinação contra o sarampo

ATÉ 31 DE OUTUBRO: Segue vacinação contra o sarampo

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

Na semana em que a queda na cobertura vacinal teve uma queda de 27%, entre crianças de 0 a 1 ano, anunciada pelo PNI (Programa Nacional de Imunização), em dados de 2019, e publicados pela Folha de S. Paulo (https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/09/pela-primeira-vez-no-seculo-brasil-nao-atinge-meta-para-nenhuma-das-principais-vacinas-infantis.shtml?origin=uol), da última terça-feira, 8, os pais têm mais uma oportunidade para colocar em dia a vacinação de seus filhos contra o sarampo e, também, para quem ainda não se vacinou e está no público alvo da vacina. Sem nenhum caso suspeito registrado ou notificado de sarampo neste ano, mas com 54 ocorrências em 2019, a Secretaria da Saúde ampliou a Campanha de Intensificação da Vacinação contra a doença, até o dia 31 de outubro. O diretor de Vigilância em Saúde do município, Alexandre Ferrari, disse que a ausência de casos é reflexo de todo processo de intensificação de vacinação contra o sarampo adotado pelo município, assim como a adesão dos pais a esse propósito.
A Secretaria da Saúde, através de nota distribuída pela Secretaria de Comunicação Social, informou que o público alvo são crianças a partir dos seis meses, jovens e adultos até 29 anos, 11 meses e 29 dias, que ainda não foram vacinados ou que receberam apenas uma dose da vacina. A campanha também é voltada aos adultos de 30 a 49 anos, 11 meses e 29 dias, que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina.
Segundo Ferrari, a contraindicação da vacina  é para pessoas que já apresentaram reações graves à dose anterior, gestantes e indivíduos imunodeprimidos ou que fazem uso de corticoides. “A vacina disponibilizada pela Secretaria de Saúde é a tríplice viral, que além do sarampo, protege contra a caxumba e a rubéola”, explicou o diretor. Desde o início dessa fase da campanha, em julho, foram vacinadas 1.022 pessoas. Nesse total, estão 311 crianças de 6 a 11  meses; 403 crianças de 1 a 4 anos; 43 crianças e jovens de 5 a 19 anos; e 219 adultos de 20 a 49 anos. E a cobertura vacinal entre as crianças de até 1 ano é de 74,9%, conforme dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica. “Não há índice de cobertura para as outras faixas etárias, pois as doses foram aplicadas apenas entre o grupo de pessoas que não estavam com o Cartão de Vacinação em dia”, lembrou a nota.
O sarampo é uma doença viral aguda similar a uma infecção do trato respiratório superior, que pode evoluir com gravidade e levar a óbito. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. A nota explicou, também, que o cenário do sarampo na cidade é bem diferente do restante do país. De acordo com o Ministério da Saúde foram confirmados, até 25 de julho, 7.293 casos em todo o país. O Estado de São Paulo responde por 9,9% desse total, com 721 registros.

PARA VACINAR
Com a volta de mais duas UBSs (Novo Horizonte e Nova Europa) desde a última terça-feira, 8, mais dois pontos de vacinação se incorporam aos endereços e, a população poderá contar com 11 pontos de vacinação para a campanha contra o sarampo. É necessário apresentar documento de identificação com foto e o Cartão de Vacinação. Confira o endereço das unidades: UBSs Novo Horizonte, Rua Nelson Ferraz da Silva, s/nº; Nova Europa, Rua Dona Eliza Sthalberg, 366; Cecap, Avenida Fausto Esteves dos Santos, s/nº; Nossa Senhora das Dores 2, Avenida Vitório Bortolan, 1.080; Nossa Senhora das Dores 1, Rua Frei João das Mercês, 50; Tatu – Rua Jacob Degaspari, 71, Bairro Tatu; Parque Hipólito 1, Rua Arlinda Abreu Ribeiro s/nº; Graminha, Rua Luiz Pereira do Prado, 156; Nova Limeira, Rua José Fontanin, 179; Nova Suíça, Rua Vereador Samuel Berto, s/nº; Morro Azul, Rua Oswaldo Bertolini, 500 e Divisão de Vigilância Epidemiológica, Avenida Ana Carolina Barros Levy, 650.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*