Fora de Expediente

Fora de Expediente

Antonio Claudio Bontorim
Redação
LIMEIRA
redacao@tribunadelimeira.com.br

Ano de eleição…
… tudo na ensebação. E bem provável que continue assim até o início do período eleitoral. Pelo menos é o que indica os projetos e propostas apresentadas e aprovadas na Câmara.

Polêmica de uns
Refração de outros. Se ainda ninguém sabe o que vai acontecer e só a pandemia vai responder, haja expectativa e bola de cristal para desvendar os interesses de cada um.

Projetos insossos
Nada de polêmica. Tudo nos nomes de ruas e logradouros, títulos de cidadão e um ou outro de interesse público. Aliás, interesse público verdadeiro é o que menos tem.

Um até que salva
Entre os projetos votados e aprovados, o do vereador Anderson Pereira (PSDB), que estabelece parâmetros para a divulgação da arrecadação dos parquímetros da Área Azul, parece interessante. É o Projeto de Lei Nº 119/2019 (do ano passado). Uma caixinha (entre tantas outras) de pandora e pouco transparente.

Já que tem pleito
O cuidado com as fake news deve ser redobrado. Apesar de todas as ações e CPI no âmbito federal, com certeza a notícia falsa será, mais uma vez, a personagem principal das eleições municipais (se houverem). Vai sobrar para todos os lados.

Apesar de você…
… amanhã há de ser, outro dia… Aproveitando a música de Chico Buarque, é preciso perguntar o que vai ser de 2020. Ano eleitoral atípico? Ano para ser esquecido? Ou… Ano perdido? Todas as três, porém de muitos ensinamentos e muito aprendizado. Aqueles que não aproveitarem…

Saindo na frente
Um dos primeiros partidos a se movimentar em Limeira, com vistas às eleições municipais deste ano, que acontece no dia 19 de novembro, em primeiro turno, o PT (Partido dos Trabalhadores), sai na frente de novo. Lança neste sábado, 8, em live, uma plataforma digital para conversar com a população. Veja matéria nesta edição.

Estão na espera
Os partidos políticos ainda aguardam a nova regulamentação para as eleições municipais de 2020, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que modificam o calendário eleitoral e prazos legais, a partir da promulgação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição). Por enquanto nada ainda está definido, a não ser as datas do pleito.

Eleitorado cresce
O Brasil tem, hoje, 147,9 milhões de eleitores aptos a votar, conforme divulgou o TSE na última quarta-feira, 5, através de seu presidente, o ministro Luiz Roberto Barroso. Foi um crescimento de 1,66% sobre as eleições municipais de 2016, que naquele ano tinha 144 milhões aptos ao voto.

Maioria é mulher
A maioria do eleitorado, de acordo com o tribunal, é formada por mulheres, que representam 52,49% do total, somando 77,6 milhões. Os homens somam 70,2 milhões de eleitores, sendo 47,48% do total.

Muito irritados
Prefeitos de várias cidades importantes da região ficaram muito irritados com o lockdown dos dois finais de semana adotados pelo prefeito Mario Botion (PSD), em Limeira. Não gostaram de receber limeirenses, que se deslocaram para essas cidades.

A preocupação
Pelo crescente número de casos e óbitos em Limeira, a questão era saber se os consumidores daqui poderiam levar a doença para lá. Só não comentaram se o inverso seria o contrário. Ou seja, trazer de lá para cá! Ninguém está imune.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*