PANDEMIA COVID-19: Cultura adia Via Sacra e espetáculos no teatro

PANDEMIA COVID-19: Cultura adia Via Sacra e espetáculos no teatro

Redação
LIMEIRA
redacao@tribunadelimeira.com.br

O setor cultural também foi duramente afetado pela pandemia do coronavírus, reconhecida pela OMS (Organização Municipal de Saúde). Em Limeira, de acordo com nota distribuída pela Secretaria de Comunicação Social, as atividades programadas passam por mudanças, tanto na realização de eventos quanto na suspensão de aulas ou visitas restritas, em casos de equipamentos de acesso ao público. “Trata-se de medida temporária e emergencial de prevenção, determinada pelo Decreto 108, assinado pelo prefeito Mario Botion (PSD), na última segunda-feira, 16”, explicou a nota. Entre os cancelamentos está a Via-Sacra, prevista para os dias 4, 9 e 10 de abril, que foi adiada e os ensaios cancelados. Já a agenda do Teatro Vitória, o principal espaço para os espetáculos artísticos da cidade, será cancelada totalmente.
Segundo a nota, entre as mudanças mais significativas na área cultural, estão os cancelamentos da CAPA (Campanha de Popularização das Artes), Dia Municipal da Cultura Gedeão da Viola, que aconteceria na última quinzena de abril, e Festa do Trabalhador, que ocorreria no dia 1º de maio; as retretas dominicais e as apresentações das corporações musicais Henrique Marques e Arthur Giambelli, suspensas temporariamente. “Neste momento, devemos ser cautelosos e proteger nossa população. As atividades precisam paralisar para que a proliferação do novo coronavírus seja contida”, afirmou o secretário de Cultura, José Farid Zaine. Estão adiadas as próximas apresentações da Orquestra Sinfônica de Limeira, como o concerto da Série Aliança, que aconteceria na quinta-feira, 26, e o projeto Música no Parque com Orquestra de Violeiros, que aconteceria em 5 de abril.

SUSPENSÕES

Os cursos de artes, música e cultura, bem como as oficinas culturais que estão em andamento ou se iniciariam nas próximas semanas, workshops e atividades gerais que visem à participação do público, estão suspensas em todos os espaços culturais, como Emcea (Escola Municipal de Cultura e Artes Maestro Mário Tintori), Casas da Cultura 1 e 2, ELM (Escola Livre de Música), no Palacete Levy, Estação Cidadania (CEU), Centro de Ciências e Cultura Osvaldo Roberto Leite e Bibliotecas Municipais Professor João de Sousa Ferraz e Infantil Professora Cecília Quadros. Já os espaços públicos como Teatro Vitória, Museu Major José Levy Sobrinho, Centro Municipal de Memória Histórica de Limeira, Centro de Ciências e Cultura, Gruta da Paz, Acessa São Paulo e bibliotecas municipais, incluindo a da Estação Cidadania, estão com atendimento ao público suspenso a partir desta segunda-feira, 23, até que novas determinações  sejam dadas.  E a devolução de livros emprestados pelas bibliotecas deverá ser feita com o retorno das atividades, sem cobrança alguma de multa.
Ainda conforme a nota da Secretaria de Comunicação Social, as inscrições abertas para projetos, mostras, oficinas e demais eventos seguem normalizadas, apenas com o adiamento das atividades. As ações referentes às Feiras de Artes e dos Sonhos serão facultativas, pois as mesmas dependem da adesão ou não dos expositores. As medidas seguem até o fim da pandemia ou posicionamento do Ministério da Saúde. E a forma para que eventuais reembolsos a serem feitos aos munícipes que já compraram ingressos para espetáculos de terceiros que ocorreriam no Teatro Vitória e foram cancelados está sendo estudada entre a Cultura e a Secretaria de Assuntos Jurídicos. “Como o decreto suspende as atividades por tempo indeterminado, não é possível afirmar que, para o mês de maio, os eventos que ocorrem no Teatro Vitória deverão ser cancelados, sendo assim, a venda de ingressos para esse mês ficará, temporariamente, indisponível, inclusive pela internet.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*