Sem segundo turno?

Sem segundo turno?

Entramos na reta final pela biometria eleitoral, obrigatória em Limeira e outros mais de quatrocentos municípios no Estado de São Paulo. A partir desta data, restam 19 dias para que os mais de 57 mil limeirenses que ainda não fizeram o seu recadastramento se dirijam aos cartórios eleitorais, à Central de Biometria e outros pontos disponíveis para atualização do título e poderem votar nas eleições municipais de 2020.
Pelo número de eleitores já cadastrados, 165.406, faltam 57.805 (dos totais 223.211), que estão correndo o risco de terem seus títulos cancelados e, principalmente, ter algumas obrigações civis dificultadas, como participar de concurso público, tirar passaporte, CPF, entre outros. Pelo número até agora cadastrado, serão necessários que mais de três mil eleitores se dirijam diariamente aos locais indicados para o cadastramento biométrico. Levando-se em conta que a Central, instalada no Shopping Nações, tem capacidade para 600 cadastros diários e entre os 250 a 300 em cada cartório, esse número não chega nem à metade da necessidade diária, para que o município tenha segundo turno na eleição do ano que vem.
E não foi por falta de aviso e de informações divulgadas à exaustão pela mídia impressa e eletrônica, que alguém possa alegar desconhecimento dessa obrigatoriedade. Mais que isso, os meios de comunicação vêm prestando um trabalho de serviço público de alto nível, divulgando e batendo sempre na mesma tecla do cadastro eleitoral biométrico para poder votar. Pode ser que nesses últimos dias as filas aumentem e os eleitores corram desesperados em busca da sua regularização.
Ou pode ser, também, um protesto contra os políticos, o que com certeza não vai prejudicar os políticos. Vai prejudicar, sim, o próprio cidadão. Mesmo por que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) vem reiterando que não haverá prorrogações. A se observar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*