APRENDIZADO: Adolescentes conhecem a Tribuna

APRENDIZADO: Adolescentes conhecem a Tribuna

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

Um grupo de nove adolescentes, entre dez e 20 anos, do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos) do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) CEU (Centro Integrado de Cultura e Artes) do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal) visitaram a Tribuna de Limeira na tarde da última quinta-feira, 5, quando conheceram o processo de produção do jornal. Acompanhados da educadora social do CRAS-CEU, Renata Aparecida Pereira, o grupo conheceu o processo, desde a produção da notícia até a diagramação do jornal, onde receberam várias informações do diagramador João Fernando Gomes. Os adolescentes devem, no início do ano, produzir um jornal do bairro, daí o interesse em conhecer o funcionamento da Tribuna.
O grupo acompanhou, também, junto com o diretor comercial do jornal, Luiz Antonio Simoni, a pré-diagramação dos anúncios da edição, que dá o ordenamento para o espaço a ser utilizado pela Redação, através dos artigos e matérias que serão publicados na edição da semana. João Fernando também mostrou como é feito o tratamento de fotos, explicando sobre o programa gráfico utilizado para a diagramação do jornal, inclusive produzindo a página 2, de Opinião, como exemplo. Por cerca de uma hora os jovens ficaram atentos e se mostraram muito interessados no processo, até então desconhecido por eles.

QUEM SÃO
As crianças e os adolescentes que visitaram a Tribuna integram o SCFV do Ceprosom, que residem nos bairros Geada e Belinha Ometto e realizaram inscrições para diversas oficinas, que acontecem no CRAS-CEU. “Estas oficinas foram idealizadas após aprovação do PTS (Projeto Técnico Social) do Minha Casa Minha Vida, em parceria com a Caixa Econômica Federal, Secretaria da Habitação e o próprio Ceprosom”, informou a educadora social que os acompanhava.
Os adolescentes frequentam o SCFV no CRAS-CEU três vezes por semana, no contra turno escolar. “Nesse trimestre esses adolescentes do período da tarde participaram de oficinas de desenho em quadrinhos, de entrevista e tiveram a oportunidade de conhecer a Tribuna e o processo de diagramação de jornais”, explicou Renata. Já o objetivo final dessas oficinas, de acordo com ela, é elaborar um jornal do bairro Geada, sua história, a história de seus moradores e os serviços públicos prestados aos moradores. As crianças do SCFV frequentam o Centro Social do Belinha Ometto e são 22 matriculados. O CRAS CEU fica na Avenida Prefeito Ary Levy Pereira, 845, Bairro Geada.
De acordo com o Ceprosom, ainda no CRAS-CEU há a oficina de repositor de mercadorias, que será encerrada no próximo dia 20. Está oficina é realizada pelo Senac através do PTS do empreendimento no Geada e tem a participação de 22 adolescentes e jovens, às segundas e sextas-feiras, das 14 às 17h, além de outras atividades e oficinas que são realizadas para crianças e adolescentes do CRAS-CEU. Ao todo são 43 adolescentes matriculados e 191 famílias acompanhadas pelo PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família).

Adolescentes mostraram interesse pelo processo
Atento a todas as explicações passadas pelo diagramador e também pelo diretor-comercial do jornal, as crianças e adolescentes do CRAS-CEU não tiraram os olhos do computador da diagramação, enquanto recebiam as informações. Todos acompanhados atentamente pela educadora social Renata Aparecida Pereira.
Participaram da oficina na Tribuna, Lorrayne Aparecida Borges dos Santos, 15 anos; Alan Vinicius Elias da Cruz, 16 anos; Alex Rodrigues de Oliveira, 17 anos; Iara Camila Moraes, 17 anos; Ryan Vitor dos Santos, 16 anos; Thais das Neves Simião, 14 anos, Marcos Antonio das Neves Simião, 20 anos; Thainá das Neves Simião, 10 anos e Elias Santos da Silva, 18 anos. (Antonio Claudio Bontorim)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*