Senso&Consenso: Poder e força da mídia. Para quem não acredita…

Senso&Consenso: Poder e força da mídia. Para quem não acredita…

Em épocas de notícias falsas e da demonização dos meios de comunicação por parte de políticos, seguidores e bajuladores, e a tentativa de desconstruir o trabalho de jornalistas e, principalmente, da mídia impressa, não encontra respaldo prático nessas opiniões. Muitas delas acompanhadas de ofensas e até mesmo ameaças – que jornalista já não recebeu uma, e ainda recebe muitas? – quando dispõe de consciência crítica, para mostrar que, mesmo desprezando, há uma grande preocupação com o resultado desse trabalho por parte justamente daqueles que querem um jornalismo atrelado e subjugado.
Evidente que não é nenhum exemplo espetacular, mas somente o fato em si traz uma reflexão profunda sobre o que representa, de fato, o poder e a força da mídia. Mesmo quando ela só é mencionada. Um exemplo que aconteceu, envolvendo a Tribuna de Limeira e este jornalista que vos escreve, devido a uma simples reclamação de uma cidadã, que conhece muito bem os seus direitos em relação ao Poder Público. Um caso resolvido em poucas horas, após uma reclamação feita à Redação da Tribuna, com a devida citação do jornal a técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que teimavam em protelar a resolução de um problema simples, pelo qual essa cidadã havia feito 15 pedidos, de acordo com ela, transformados em protocolos.
Reclamava, a moradora da Rua Bahia, de uma árvore plantada em frente à sua casa, que havia apodrecido e restado apenas uma parte do tronco exposta no local do plantio, e pedia que fosse arrancado e plantada outra. Semanas, meses, e até anos, disse essa moradora ao jornal, e tudo o que ouvia era que no momento não era possível, precisaria de alguém especializado para remover tronco e raízes e ela própria não poderia arrancá-los. Meia hora depois de ter entrado em contato com o jornal, ela ligou e avisou a prefeitura que tinha feito a denúncia à imprensa. A própria Tribuna, como é de praxe, entrou em contato com a administração, através da Secretaria de Comunicação Social, solicitando uma resposta sobre o problema.
Cerca de hora e meia depois, ela ligou novamente à Tribuna, dizendo que funcionários municipais acabavam de arrancar o pedação de tronco e replantado outra muda no local. Ou seja, bastou mencionar que iria à mídia e tudo foi resolvido rapidamente. Há casos, é evidente, que não são resolvidos dessa forma, por que exigem mais tempo, estudos técnicos, entre outras providências. Mas se depois de mais de uma dezena de protocolos, a menção em denunciar à imprensa uma coisa simples e cotidiana resolveu todos os problemas. Para os que não acreditam no poder e força da mídia…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*