Confiança neutra

Confiança neutra

Se o limeirense não está tão pessimista, quanto ao futuro da economia do país e a própria economia local, também não está otimista o suficiente para fazer planos futuros, que envolvam investimentos financeiros. Ele não está poupando por que não tem o que poupar, mas também não está se endividando. Está fazendo o que é possível para manter acesa a chama da esperança num futuro melhor.
Isso é o que revela uma pesquisa sobre o índice de confiança do consumidor, que envolve toda a microrregião de Limeira e faz parte do projeto ICC-CEPE (Índice de Confiança do Consumidor-Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas), da FHO (Fundação Hermínio Ometto), sediada em Araras e coordenada pelo professor e mestre em Ciências Econômicas, Sidnei de Caria Junior, que a Tribuna de Limeira publica nesta edição.
Entrevistado pela Tribuna, o professor explicou que os dados coletados envolvem o primeiro semestre deste ano e que, neste mês de novembro, uma deve ser desenvolvida, com as informações sobre o segundo semestre. O resultado da pesquisa, que vai de zero a 200, registrou um índice de 102,7 de confiança, o que de acordo com ele representa uma neutralidade, que ele chama de conservadorismo, sobre uma estagnação econômica. Há indicadores, conforme mostra a pesquisa, com altíssimo nível de pessimismo, outros com grau de otimismo moderado e alguns até com certo otimismo.
O pesquisador lembra, também, que se não há uma perspectiva de melhora, pelo menos a expectativa apontada é que não vai piorar e agora é torcer para que as coisas aconteçam. Ele afirmou que não dá para fazer um perfil de Limeira baseado em alguma especificidade por que está dentro da média dos demais municípios. O consumidor está precavido e só vai comprar se tiver certeza de que não se endividará. Nas considerações finais, a pesquisa mostra que houve uma expectativa após as eleições de 2018, o que acabou indo na direção de um estado de confiança neutra, por que as coisas não aconteceram.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*