Vocação para crescimento

Vocação para crescimento

Limeira embora tenha seus 193 anos, que serão comemorados neste domingo, 15, é ainda uma cidade jovem se comparada aos grandes centros urbanos que existem no Brasil. No entanto, embora seja jovem dentro da cronologia histórica, é uma cidade que traz em seu DNA o empreendedorismo e uma vocação para o crescimento.

Nos últimos anos, a cidade teve conquistas importantes como o aumento no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Levando em consideração as escolas municipais de 13 cidades da região, Limeira fica em segundo lugar, com nota 6,9 em 2017, enquanto em 2015, o índice foi de 6,4.

Ganhos importantes como estes pavimentam um futuro promissor para qualquer cidade que tenha como prioridade em políticas públicas e investimentos em educação.

Os dados de geração de emprego, por exemplo, dão um sinal de recuperação econômica. Limeira teve um saldo positivo de emprego e criou 1.464 empregos formais no primeiro semestre deste ano, sendo que se compararmos o mesmo período com o de 2018, o ganho neste ano foi de 9,4%.

É preciso reconhecer que houve avanços importantes nestes últimos anos como início do processo para obras do Viaduto Barroca Funda, que ligará o Centro com a Região Sul e a posse definitiva do Horto Florestal, que é um dos maiores patrimônios verdes do município.

O cenário para crescimento de Limeira é favorável, mas ainda há muito a ser feito. No entanto, é muito cômodo e fácil dizer o caminho para ser seguido quando se está sentado em uma arquibancada, mas quando está dentro de campo e as decisões precisam ser tomadas de acordo com o fluxo e o tempo do jogo, fica tudo muito mais difícil, embora essa seja prerrogativa de todo gestor público.

Não cabe a nós enquanto meio de comunicação, nem é nosso dever de ofício, determinar o norte da gestão de um município, mas podemos muitas vezes como imprensa, clarear os caminhos a serem seguidos e fazer com que nossa cidade continue trilhando seu destino de progresso e desenvolvimento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*