RETRATOS DE LIMEIRA: Carteira de identidade da cidade

RETRATOS DE LIMEIRA: Carteira de identidade da cidade

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

O pesquisador limeirense José Eduardo Heflinger Jr. está com um novo livro escrito, que será lançado na próxima quarta-feira, 18, às 19h30, no Palacete Levy, no Largo da Boa Morte, 11, Centro. Trata-se de Retratos de Limeira que, de acordo com ele, é uma evolução do espaço no município ao longo dos tempos até os dias de hoje. “É um apanhado, em imagens, de ontem e de hoje, desde quando Limeira era composta apenas por fazendas e engenhos, lá no finalzinho do Século XIX”, disse o pesquisador à Tribuna de Limeira, na última terça-feira, 10. Ainda de acordo com Heflinger Jr., o livro mostra a evolução industrial, o comércio, variedades e até fotos aéreas antigas até os tempos atuais. “É uma verdadeira carteira de identidade da cidade”, lembrou.
Segundo o pesquisador Heflinger Jr., Retratos de Limeira é uma viagem visual por toda Limeira e vai, nas suas palavras, maravilhar o leitor. “Quis construir uma viagem visual onde o leitor possa observar as grandes transformações e adaptações da cidade, decorrentes dos diversos ciclos da natureza econômica; o desenvolvimento agrícola e industrial, os aparelhos públicos e sociais e os sistemas de ensino, por exemplo”, comentou. Mais uma vez, o projeto do limeirense é fruto da Lei de Incentivo à Cultura, a chamada Lei Rouanet, Pronac 184271, em ação administrada pelo Ministério da Cidadania com patrocínio da Cirúrgica Fernandes Ltda. e da Usina Santa Lúcia. O volume, conforme nota distribuída pela assessoria de imprensa do autor, reúne mais de 200 imagens raras, entre fotos, quadros e ilustrações, dos séculos XIX e XX, com legendas e comentários.
O prefácio é de Paulo Masuti Levy, presidente da Associação Pró-Memória de Limeira, que destaca o livro como “uma viagem no tempo a partir de registros iconográficos raríssimos, até porque muitas construções que materializavam nossa rica história já não existem mais”. Já a orelha, de Arthemio Bertolini, da Academia Limeirense de Letras, afirma que o livro “remete o leitor mais observador a múltiplas reflexões sobre a evolução desta próspera cidade próxima a completar dois séculos de existência”. O pesquisador, oriundo de famílias de imigrantes alemães e suíços, que vieram para o Brasil em meados do Século XIX, investiga a história da imigração europeia no Brasil há mais de trinta anos e em especial na região de Limeira, cidade que é considerada berço da imigração europeia pelo sistema de parceria no país. São 26 volumes, todos embasados em documentos históricos levantados pelo próprio pesquisador em arquivos brasileiros e europeus e que, hoje, são referência mundial sobre o assunto.

POET COMPACT
A nota distribuída pela assessoria de imprensa do autor explica, ainda que a Secretaria da Cultura de Limeira conta com o Poet Compact, para atendimento dos deficientes visuais interessados em conhecer os livros de José Eduardo Heflinger Jr., que transcodifica os textos escritos para áudio e uma parceria entre o autor e a Secretaria de Cultura permite aos deficientes visuais que quiserem conhecer o conteúdo dos livros agendar a leitura com o aparelho na Biblioteca Municipal Professor João de Souza Ferraz. O lançamento terá entrada franca. E os livros poderão ser adquiridos pelo Disk Livro 3034-0115 e  99643-2855 ou na banca de jornais e revistas IV Centenário, na Praça Toledo de Barros.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*