PRESIDENTE DA CÂMARA: Legislação contempla empreendimentos

PRESIDENTE DA CÂMARA: Legislação contempla empreendimentos

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

Para o vereador Sidney Pascotto, o Lemão da Jeová Rafá (PSC), presidente da Câmara de Limeira, as perspectivas para o município são bastante positivas, com a crise pela qual o país atravessa que, de acordo com ele, será superada. Lemão reflete, também, em sua entrevista à Tribuna de Limeira, sobre os 193 anos de fundação do município, praticamente as mesmas opiniões já expressadas nesta edição, pelo prefeito Mario Botion (PSD) e pelo deputado federal limeirense Miguel Lombardi (PL). O presidente do Legislativo Municipal foi ouvido pela Tribuna, que aplicou as mesmas perguntas aos três políticos, que hoje representam Limeira nas duas esferas de poder. Para Lemão da Jeová Rafá, a “perspectiva não só de nossa cidade, mas como de todo o país é de que os próximos anos sejam de crescimento econômico, portanto, de superação da crise atual que atravessamos”, afirmou.
Segundo o vereador, para que Limeira e o país tenham efetivo crescimento será necessário que o Congresso Nacional avance e aprove as proposituras que estão em debate e que podem alavancar o desejado crescimento, cruciais também para geração de empregos. Pascotto lembrou, também, à Tribuna, que a legislação do município “já contempla o apoio aos empreendimentos, ou seja, nosso arcabouço legal não tem amarras que impeçam quaisquer empreendimentos”. Por outro lado, conforme suas palavras, uma ou outra situação que enseje alguma mudança na legislação, por conta de algum específico empreendimento, os poderes legislativos e executivo estão atentos para analisar e, com a rapidez necessária, alterar o que preciso for. “Nesse sentido, o desenvolvimento tem sido contínuo, mas seu incremento se dará com a retomada do crescimento econômico do país como um todo”, voltou a repetir.

CONTRIBUIÇÕES
Questionado se o município avançou nos últimos anos, em administrações anteriores e na atual, o presidente da Câmara afirmou que todas as últimas administrações têm dado sua contribuição para que o município avance nas mais diversas áreas. “Mesmo com as limitações orçamentárias e financeiras, entendo que a atual administração e a anterior se esforçaram e tem se esforçado para o atendimento na área social, especialmente educação e saúde, áreas sempre de grande demanda”, comentou. Ainda de acordo com ele, mas há muito ainda a avançar, “pois conhecendo a realidade de algumas outras cidades de idêntico porte da nossa, asseguro que aqui, nessas áreas, os avanços têm sido significativos”, enfatizou.
Sobre um espaço para maior desenvolvimento e a falta de atração a grandes empreendimentos em Limeira, Lemão afirmou que esses grandes empreendimentos são escassos no Brasil e no mundo, fruto da dinâmica da economia e dos meios de produção, cada vez mais influenciados pelo avanço tecnológico, conforme o próprio prefeito havia adiantado em sua entrevista. “Se por um lado amplia o valor agregado de produtos de alta tecnologia, por outro, ocupa menos espaço, reduz o número de funcionários, limitando, dessa maneira, os grandes empreendimentos como tradicionalmente tínhamos, com grandes empresas em suas plantas físicas e elevado número de funcionários”, lembrou.
Para ele, hoje, a realidade desses empreendimentos é bem outra, com empresas de médio e pequeno portes preponderando, mesmo as multinacionais, pois essas, via de regra, são as que têm altas somas aplicadas em alta tecnologia, reduzindo o tamanho de suas plantas físicas e, por conseguinte, de funcionários, tendo, na outra ponta, o aumento da robotização. “Considerando essa realidade, penso que Limeira tem espaço para um maior desenvolvimento, pois nossa infraestrutura é facilitadora, haja vista as rodovias que por aqui passam, sendo essas as principais do estado e do país”, lembrou, citando que o amplo serviço de distribuição e tratamento de água e esgoto que o município têm, além de nossa estrutura hospitalar e escolar, desde o ensino fundamental, passando pelo ensino médio, incluindo os cursos profissionalizantes, cabendo destacar ainda, as diversas faculdades aqui sediadas, privadas e públicas. “Na categoria das universidades públicas, merecem ser realçadas a Faculdade de Tecnologia e a Faculdade de Ciências Aplicadas, ambas da Unicamp”, falou.
Sobre o destaque que Limeira tem nos cenários paulista e nacional, principalmente na economia, o presidente da Câmara destacou que qualquer cidadão que buscar dados econômicos disponíveis pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), notará que Limeira sempre figurou relativamente bem no cenário econômico paulista e nacional, comparativamente a cidades de igual porte. “Certamente, o município vem sustentando considerável posição pela diversificação econômica, ou seja, são significativas as áreas de serviço, indústria, comércio e agricultura”, finalizou.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*