OUTUBRO ROSA 2019: Campanha de prevenção ao câncer de mama é lançada

OUTUBRO ROSA 2019: Campanha de prevenção ao câncer de mama é lançada

Redação
LIMEIRA
redacao@tribunadelimeira.com.br

A Alicc (Associação Limeirense de Cuidado e Carinho) lançou, na quinta-feira, 26, no Hotel Carlton Plaza, a campanha Outubro Rosa 2019, de prevenção ao câncer de mama. Em parceria com a Prefeitura de Limeira e a Santa Casa, a iniciativa prevê ações de conscientização à doença, que só no ano passado atingiu 59.700 mulheres em todo o país. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da prefeitura, durante a campanha serão disponibilizados 4.710 exames de mamografia, sendo 3.831 pela prefeitura e 879 pelo AME (Ambulatório Médico de Especialidades).  Os exames, de acordo com a nota, são voltados a mulheres na faixa dos 50 aos 69 anos, que a partir desta terça-feira, 1º, poderão procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima para solicitar o agendamento.
Segundo anúncio do prefeito Mario Botion (PSD), que participou do evento junto com a presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Roberta Botion, em breve o município fará a aquisição de um mamógrafo digital, com recursos da ordem de R$ 900 mil, provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Miguel Lombardi (PL). “Com esse novo equipamento, vamos aperfeiçoar ainda mais a prevenção ao câncer de mama”, lembrou Botion. A presidente da Alicc, Rita de Cássia Ruschel, leu uma mensagem de esperança às mulheres que enfrentam ou já superaram a luta contra o câncer de mama. “Estamos juntos em mais um Outubro Rosa”, disse Rita Ruschel. Fundada em 1996, a Alicc atua na prevenção do câncer e na assistência às pessoas diagnosticadas com a doença, e foi responsável, em 2013, pela primeira edição da campanha em Limeira.
Destacando a rede de serviços especializados, a diretora operacional da Santa Casa, Terezinha Guarnieri, enfatizou que o hospital seguirá no trabalho de prevenção e de formação de profissionais, para facilitar o diagnóstico precoce do câncer de mama. A Santa Casa abriga o COL (Centro de Oncologia de Limeira), que oferece tratamento a pacientes com câncer. Segundo o coordenador médico do serviço de radioterapia do hospital, Leonardo de Paula Lage, no ano passado o COL atendeu 228 novos casos de câncer de mama, sendo que 30% já estavam em estágio avançado. No evento, o médico apresentou o perfil da doença no mundo e alertou para os fatores de risco, como obesidade, tabagismo, sedentarismo, consumo de álcool, exposição ao estrógeno, stress, ansiedade, entre outros.
Participaram da cerimônia de lançamento do Outubro Rosa 2019, o vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, o Dr. Júlio (DEM), o secretário de Saúde, Vitor Santos, o presidente da Câmara Municipal, vereador Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), as vereadoras Erika Tank (PL) e Mayra Costa (Cidadania), entre outras autoridades

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*