LIMEIRA 193 ANOS: Perspectivas são positivas, diz Botion

LIMEIRA 193 ANOS: Perspectivas são positivas, diz Botion

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

Planejamento estratégico e segmento econômico diversificado são características que difere Limeira dos outros municípios do Estado de São Paulo. Essa afirmação é do prefeito Mario Botion (PSD), que em entrevista à Tribuna de Limeira falou sobre a cidade que administra, que neste domingo, 15, completa 193 anos de fundação. Sem falar de obras e realizações, conforme a proposta feita pela Tribuna, Botion afirmou que as perspectivas para o município são muito positivas, apesar de todos os problemas que o país enfrenta. “Temos características diferentes dos demais municípios do Estado, com três importantes segmentos, que nos permite dizer que as coisas vão melhorar”, afirmou o prefeito, lembrando-se da característica empreendedora e da diversificação da economia, com o setor de joias folheadas, autopeças e eletromecânica, além da produção de mudas.
Segundo Botion, nesses dois anos e meio Limeira teve um saldo positivo na geração de empregos. “Diferentemente de outras regiões, o que nos dá mais esperança, ainda, de que com a melhora do país, nós possamos melhorar também, tendo como diferencial esse saldo positivo na criação de novos empregos”, avaliou. Botion citou também os números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), como ponto positivo, lembrando que se um setor não está bom, outro está menos pior e o terceiro melhor. O prefeito comentou, também, que dentro do seu plano de governo, há o planejamento estratégico, que deve ser conduzido pela sociedade, tendo como facilitador e fomentador o próprio Poder Público. “Um planejamento estratégico que não é meu e não é de ninguém. É do município, que conta com entidades representativas de grande impacto, além de seu povo empreendedor. E precisamos pensar nisso para os próximos 30 anos e, dentro dessa vocação, definir as metas e estratégias”, disse.

SOCIEDADE CIVIL
É a própria sociedade civil organizada quem deve tutelar esse planejamento estratégico, pela vocação desenvolvimentista do município e sua característica empreendedora. De acordo com Botion é preciso pensar nas futuras administrações para deixar esse legado, para que se torne sempre presente e duradouro. “Ao poder público compete facilitar esse planejamento, com as informações necessárias, para que possa ser feito e mais do que isso, e seja implementado ao longo do tempo”, comentou. Mario Botion também vê avanços do município nos últimos anos, apesar de momentos difíceis. Na política, na economia e na cidadania. “Eu penso que Limeira é privilegiada nesse sentido, pelo número de instituições e de pessoas que as compõem e que fazem um trabalho voluntário, tendo como princípio a cidadania, o que ajuda o município a crescer. A se desenvolver”, lembrou.
As características positivas de Limeira, a começar pela localização geográfica, que do ponto de vista de logística, poucas cidades têm, além de uma infraestrutura muito boa, educação de qualidade, não só a pública, e na saúde, que tem melhorado muito, também foram lembradas pelo prefeito. “Só que os investimentos também mudaram, as corporações estão mais enxutas e o avanço tecnológico tem norteado esses sinais e Limeira está preparada para isso”, lembrou. Ainda de acordo com ele, não só para receber novos grupos, mas para privilegiar e incentivar aos que já estão aqui, a se desenvolver e crescer e melhorar sua produtividade. Os espaços de Limeira nos cenários federal e estadual também estão garantidos na visão de Botion. “Com a participação do deputado federal Miguel Lombardi (PL) nos representando e governo estadual, que tem nosso partido também no comando, além de uma participação ativa na FNP (Frente Nacional de Prefeitos), no qual assumi a segunda vice-presidência, na gestão de financiamentos, assim como um assento na ABM (Associação Brasileira de Municípios), outro fórum importante de discussão, para brigarmos pela mudança no pacto federativo”, enfatizou.
Ao final da entrevista à Tribuna, Botion foi instado a dar uma mensagem aos limeirenses pelos 193 anos de história e lembrou que o município se aproxima dos 200 anos. “Daqui sete anos faremos esses 200 anos, é uma cidade jovem ainda, se olharmos as grande capitais, mas apesar de jovem é pujante e tem no seu DNA o empreendedorismo estabelecido e nós temos, na nossa gestão, feito um esforço grande para acentuar esse espírito empreendedor e todos os esforços que o Poder Público deve fazer para fomentar essa pujança”, comentou. “O município tem as características que tem, o desenvolvimento que tem, as qualidades que tem, por conta das pessoas que aqui moram, que aqui nasceram ou escolheram Limeira para viver. E é isso que faz a diferença, ou seja, a doação de seus esforços, conhecimentos, e a força de trabalho que a nossa gente tem, que nos leva em direção ao futuro”, finalizou Mario Botion.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*