EDUCAÇÃO PELA PAZ: Violência é tema de programa na escola

EDUCAÇÃO PELA PAZ: Violência é tema de programa na escola

Redação
LIMEIRA
redacao@tribunadelimeira.com.br

A Prefeitura de Limeira lançou, na última quinta-feira, 8, no Teatro Nair Bello, o Programa de Cultura e Educação Pela Paz. Conforme a Tribuna de Limeira havia mostrado, o projeto tem como objetivo promover ações preventivas de enfrentamento a todos os tipos de violências dentro das unidades escolares. De acordo com nota distribuída pela Secretaria de Comunicação Social, o programa está inserido na melhoria da rede municipal de ensino em todos os sentidos. “Desde que assumimos, pensamos em como fazer a diferença. Hoje, estamos muito felizes por concretizarmos a criação desse programa, em que propomos pensar em ferramentas específicas para se trabalhar a cultura pela paz e a comunicação não violenta”, falou o secretário da Educação, André Luiz De Francesco, para quem o principal aspecto desse programa é a prevenção.
Segundo a nota, os projetos de cultura e educação pela paz serão desenvolvidos nas escolas municipais com maiores índices de conflitos e de vulnerabilidade social. A diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Adriana Dibbern Capicotto, e a assistente social, do Serviço Social Educacional, e membro do Núcleo de Cultura e Educação pela Paz da pasta, Paula Bocaiuva, explicaram o desenvolvimento do programa, desde sua concepção até os objetivos gerais e específicos. A diretora pedagógica explicou que o programa é gestado dentro das necessidades que as unidades escolares têm apresentado à secretaria. “O projeto tem como foco organizar e sistematiza ações que muitas escolas já realizam”, definiu Adriana. Já Paula disse que o primeiro passo do programa é a criação do núcleo, com educadores que passarão por capacitações, para que se inicie a análise das unidades escolares que farão parte da primeira etapa do programa, na qual serão selecionadas dez unidades, inicialmente. Após o desenvolvimento dos programas, o projeto será ampliado para as demais unidades.
Participaram também do lançamento do Programa Cultura e Educação pela Paz, a

presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno; a vereadora Mayra Costa, representando o Poder Legislativo, além do secretário de Comunicação Social, Antonio Peres, a chefe do Setor de Prevenção ao Uso das Drogas, Sônia Regina Malta, a membro da rede de mobilização social pela educação da PVE (Parceria pela Valorização da Educação), Cleusa Santos, a coordenadora da Casa dos Conselhos, Edilaine Schenke, a membro da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, Lidiana Apóstolo, o PM Romualdo Rodrigues, do policiamento escolar da Polícia Militar, além de profissionais das pastas de Cultura, Educação e Ceprosom e do vice-prefeito Júlio Cesar Pereira dos Santos, o Dr. Júlio (DEM). A aluna Tainara da Cruz Barbosa, do 4º ano da Emeief Professora Maria Madalena Vasconcellos da Silva, participou do lançamento com uma apresentação da música A Paz é Você.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*