CULTURA E SABORES: Festa da Coxinha divulga selecionados

CULTURA E SABORES: Festa da Coxinha divulga selecionados

Redação
LIMEIRA
redacao@tribunadelimeira.com.br

A 1ª Festa da Coxinha de Limeira, que servirá para difundir a história de que o tradicional quitute paulista teria surgido no município, já tem as 20 receitas selecionadas, que estarão à disposição dos limeirenses e visitantes, entre os dias 14 de 15 de setembro, quando se comemora o aniversário da cidade, no Parque Cidade. As receitas e os selecionados foram apresentados na terça-feira, 20, durante coletiva à imprensa, convocada pela Secretaria de Cultura, através da Secretaria de Comunicação Social. A coxinha, de acordo com a pesquisadora Nadir Cavazin, teria sua origem na Fazenda Morro Azul, em Limeira, durante uma visita da princesa Isabel à cidade. Essa história já foi publicada em revista de circulação nacional, há algum tempo atrás.
Segundo o secretário de Cultura, José Farid Zaine, “a festa, com certeza, marcará o calendário da cidade. Já extrapolou os horizontes de Limeira e despertou a atenção de cidades vizinhas”. Já o prefeito Mario Botion (PSD), afirmou que a ideia é “transformar essa possível lenda em história concreta e criar mais uma marca no calendário de Limeira”, além de celebrar o aniversário da cidade, despertar o empreendedorismo entre os participantes e permitir que 11 entidades assistenciais arrecadem recursos para cumprir sua finalidade social. Serão, conforme a nota da Secretaria de Comunicação, 20 tipos de coxinhas, entre veganas, vegetarianas, sem glúten e doces. Um júri técnico, formado por Karen Bressan, Maria Luisa Rodrigues Silva e Rita Furlan, foi responsável pela seleção. No total, 44 receitas foram inscritas.
“Foi uma responsabilidade e tanto ser júri técnico. Foi inovador, descobrimos coisas fantásticas na cidade. A sintonia entre as três integrantes do júri foi muito satisfatória, pois cada uma tinha uma visão e uma opinião a acrescentar. Além de prezarmos pela diversidade, com pratos vegetarianos, veganos e para celíacos [que não podem ingerir glúten]”, disse Maria Luisa. A 1ª Festa da Coxinha de Limeira acontece nos dias 14 de setembro, das 18h às 22h, e 15, das 12h às 22h, no Parque Cidade, e recebe também atrações musicais e barracas com bebidas, sob responsabilidade de 11 entidades assistenciais.

Participantes selecionados

Coxinhas Doces

Silvia Camargo – Coxinha de Brigadeiro e Morango.

Letícia Aparecida Giusti – Coxinha da Lele.

Ana Paula Gomes da Silva Dolmen – Coxinha Doce de Nutella.

Ketinha Mix – Coxinha de Leite Ninho com Nutella.

Coxinhas Salgadas

Antonia Cestaro – Coxinha sem Glúten.

Charlie Henrique Augusto – Vina Salgados.

Tupanema Diacui Sthal Fantim – Coxinha de Mandioca Ouro da Terra.

Raul Mohammed da Rocha Abib – Coxinha de Jaca Verde.

Imperial Salgados e Cia – Coxinha de Costela com Massa de Batata Mista.

Valquiria Cristina Bosco Meneghelli – Coxinha sem Massa.

João e Edna Salgados – Coxinha Tradicional.

Reinaldo Moller – Coxinha de Frango Caipira com Requeijão sem Massa.

Kaique Felipe Severo – Fome de Coxinha.

Geraldo Luiz Faber – Coxinha Cremosa de Frango Defumada.

Coxinhas da Marli – Coxinha de Alho Poró com Cream Cheese.

Sérgio da Silva – Cucurbita.

Fabiana de Lourdes Cunha Moran Romero – Coxinha de Frango com Catupiry de

Verdade.

Irlélia Cruz de Lima – Coxinha de Frango com Quatro Queijos.

Fabricia Almeida – Nordestina.

Ki Mania Salgados – Coxinha da Mãe.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*