CONTAÇÃO DE BRINCADEIRAS: Integrantes do Cakarecos apresentam novo trabalho

CONTAÇÃO DE BRINCADEIRAS: Integrantes do Cakarecos apresentam novo trabalho

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

Lucas Barel e Simone Silva, ambos integrantes do Grupo Cakarecos, apresentam um novo trabalho artístico musical e literário e também educativo. Trata-se do Contação de Brincadeiras, que estreia na próxima quarta-feira, 21, às 14h, na Biblioteca Municipal Professor João de Souza Ferraz, no Parque Cidade.  De acordo com Lucas, o novo trabalho reúne elementos artísticos e educativos. “A contação de histórias e as brincadeiras musicais entrelaçam-se e colocam a imaginação e o corpo de crianças e adultos para brincar”, afirmou à Tribuna de Limeira. De acordo com ele, pode ser destinada a estudantes da rede municipal de ensino (foco nos anos finais da educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental), com vagas também para escolas particulares e para o público espontâneo.
Segundo ele, durante a contação da história, que são duas, brincadeiras musicais, músicas de domínio público e autorais, poesias e ritmos tradicionais brasileiros serão inseridos para promover o efeito contação de brincadeiras, dando vida ao nome da atividade.  De acordo com Lucas, será montado um cenário sintético, pois os elementos utilizados na contação da história aparecerão para compor o ambiente cênico, como os livros dos quais os poemas foram recolhidos. “Os instrumentos musicais também construirão a narrativa e musicalidade das histórias e brincadeiras, com instrumentos de percussão como o pandeiro e o tambor, assim como alguns de efeitos sonoros. O violão acompanha, colorindo com sons a atividade”, lembrou.

EXPERIÊNCIA
Esse trabalho, conforme explicou Lucas à Tribuna de Limeira, é embasado na experiência profissional dele próprio e de Simone, que é professora da educação infantil, tendo trabalhado com diferentes faixas etárias nessa modalidade de ensino. Ambos, juntos com Paulo Mello, integram o grupo Cakarecos. Lucas também é professor, de música e de história, com passagem pela educação infantil e atualmente leciona no ensino fundamental I e II.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*