ASSALTO À CAIXA: Agência central sem prazo para reabrir

ASSALTO À CAIXA: Agência central sem prazo para reabrir

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

Pouco mais de três meses após o primeiro assalto e praticamente com o mesmo modus operandi, uma quadrilha tentou roubar, pela segunda vez, a mesma agência da Caixa Econômica Federal, na Praça Toledo Barros. O primeiro crime aconteceu na madrugada do dia 11 de abril e, o segundo, na madrugada do dia 25 de julho último. Nos dois, os ladrões fortemente armados e com uso de explosivos, nada levaram, mas a ação voltou a assustar moradores da área central e praticamente de toda a cidade, que escutou os tiros e as explosões. A Tribuna de Limeira procurou o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil do município, Francisco Alves da Silva, o cabo Chiquinho, para saber se a Muralha Digital, o sistema de monitoramento com câmeras integrado a outros setores da segurança pública estadual, mas ele alegou sigilo funcional para não responder algumas questões. A Caixa também foi procurada pela Tribuna, afirmando que não há prazos para a reabertura da agência, por que os trabalhos de reforma são muito abrangentes.
Segundo o cabo Chiquinho, algumas das informações que a Tribuna solicitou, como o número das câmeras disponíveis e em funcionamento, se o monitoramento é feito 24h, se são de alta resolução e se todas estão funcionado, se há câmeras dedo-duro, se o sistema não teria condições de detectar a possível ação da quadrilha, se não há registro da ação através da Muralha Digital e o número de equipamentos existentes não poderiam ser divulgadas, por que envolvem sigilo funcional. A Tribuna, entretanto, não pediu a localização das câmeras. Ainda de acordo com o cabo Chiquinho, através de nota enviada pela Secretaria de Comunicação Social, o sistema da Muralha Digital do município faz parte da região metropolitana de Campinas. “Todas as informações veiculares estão dentro deste contexto e são trabalhadas em parceria com agências de inteligência policiais”, argumentou. O secretário lembrou, ainda, que há processo de ampliação da integração do sistema com novas tecnologias para melhor atender as necessidades. “Além disso, toda a estrutura do sistema já recebeu atualização de novas tecnologias disponíveis no mercado”, finalizou.

SEM PREVISÃO
A Caixa também foi procurada pela Tribuna para falar da reabertura da agência central, em Limeira, informando, através de sua assessoria de imprensa, que os reparos são abrangentes e já foram iniciados. O atendimento à população, de acordo com o banco, permanece suspenso, sem previsão de retorno. “A Caixa está investindo todos os esforços na reconstrução da unidade e orienta que os clientes se dirijam às demais agências no município, ou também às 17 lotéricas disponíveis”, informou a nota, que completou: “os correntistas estão habituados à utilização dos canais digitais, como Internet Banking Caixa e App Caixa”. São, ao todo, três agências em Limeira, além da central: agências Tatuibí, à Avenida Piracicaba, 259; Prada, à Rua Prefeito. Dr. Alberto Ferreira, 388/390 e Bairro Boa Vista, Avenida Mogi Mirim, 657.

17 casas lotéricas também atendem

Em Limeira há 17 casas lotéricas ao todo, que fazem parte do sistema bancário da Caixa Econômica Federal e disponibilizam atendimento para correntistas e não correntistas. A assessoria de imprensa da Caixa divulgou à Tribuna as casas e seus endereços, conforme segue.
Loteria Esportiva São Gabriel, Rua Bahia, 784 Loja 01, Vila Claudia; Caçula Loterias, Calçadão Maria Kühl Tank, 456, Centro; Lotérica de Ouro, Avenida Santa Bárbara, 1631, Vila Santa Rosália; A Predileta Loterias, Rua Dr. Trajano Barros Camargo, 593, Centro; Trevo Loterias V, Rua Pedro Elias, 481, Jardim São Luiz; Pé Quente Loterias, Rua Tiradentes, 997, Centro; Loterias Limeira da Sorte, Rua Boa Morte, 656, Centro; Talismã Loterias, Rua Luiz Pantano, 438, Parque Novo Mundo; Trevo Loterias IV, Rua Dr. João Amaral Gama, 494, Jardim São Francisco; Jogo Certo Loterias, Avenida Nelson Aparecido Nascimento, 941, Graminha; Via da Sorte Loterias, Avenida Campinas, 1602, Cidade Jardim; Trevo Loterias III, Avenida Dr. Antonio De Luna, 40, Jardim Aeroporto; Lotérica Boa Vista de Limeira, Rua 25 Marco, 434, Boa Vista; Lotérica Limeirense, Rua Presidente Prudente, 101, Galeria 09 (Covabra), Cidade Jardim; Trevo Loterias, Avenida Fabricio Vampré, 570, Jardim Piratininga; Lotérica Enxuto, Rua Comendador Vicente Leone, 200, Loja 10 (Enxuto) e Trevo Loterias II, Avenida Laranjeiras, 662, Vila Queiroz. (Antonio Claudio Bontorim)

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*