HISTÓRIA CULINÁRIA: Limeira prepara Festa da Coxinha

HISTÓRIA CULINÁRIA: Limeira prepara Festa da Coxinha

Redação
LIMEIRA
redacao@tribunadelimeira.com.br

Limeira já teve vários títulos. Capital da Laranja e Berço da Citricultura Nacional e, agora, oficial e legalmente, Capital Nacional da Joia Folheada e, não custa, também, requerer o título de Capital Histórica da Coxinha, um dos mais tradicionais quitutes do Estado de São Paulo e do país. Conta-se que foi aqui em Limeira, que ela surgiu, na Fazenda Morro Azul, na casa que pertencia a D. Pedro II, hoje fechada à visitação, na qual seu neto passava temporadas. Apreciador das coxinhas de galinha, certa vez sua ama se viu em dificuldades por que tinha carne de frango, mas não tinha mais a coxinha. Ela então teria preparado uma massa, recheado com a carne e fritado para a criança, que simplesmente ficou encantado com a comida. Assim teria surgido a coxinha.

Agora, o secretário da Cultura, José Farid Zaine, começa a preparar a 1ª Festa da Coxinha, que deve acontecer entre os dias 14 e 15 de setembro, no Parque Cidade. O anúncio, conforme nota distribuída pela Secretaria de Comunicação Social, ocorreu na última terça-feira, 4, na Câmara de Vereadores, durante fala do secretário no 1º Seminário Limeirense de Gestão Documental e Acesso à Informação. De acordo com Farid, a ideia da festa surgiu durante uma reunião da comissão que organizava o seminário. “Tão logo saí da reunião, apresentei a proposta ao prefeito, que abraçou a ideia e garantiu que a prefeitura não medirá esforços para o êxito da festa”, explicou.

Entre os objetivos da 1ª Festa da Coxinha, conforme a nota, está o de aproximar o público da história do quitute, que entra na própria história de Limeira por meio de uma lenda que narra a sua origem na fazenda Morro Azul, no século 19. Farid explicou que o regulamento será lançado nas próximas semanas. O secretário adiantou que a 1ª Festa da Coxinha deve ocorrer das 18h às 22h no dia 14; e das 12h às 22h no dia 15. Haverá um período de inscrições aos interessados em enviarem suas receitas para participar do evento. Durante o período da realização da festa, haverá um concurso para a escolha das melhores receitas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*