Fora de Expediente

Fora de Expediente

Antonio Claudio Bontorim
Redação
LIMEIRA
redacao@tribunadelimeira.com.br

Está chancelada
A denúncia do prefeito Mario Botion (PSD), contra os vereadores Carolina Pontes (PSDB), Constância Félix (PDT) e Clayton Silva (PSC) teve a necessária assinatura para prosseguir na Corregedoria. Foi de Zé da Mix (PSD), do mesmo partido do prefeito, atual corregedor e ex-presidente do Legislativo.

Mayra comanda
Mas quem vai comandar a investigação será a vereadora Mayra Costa (Cidadania), vice-corregedora da Casa. O apelo protocolado pelos investigados, para o não acolhimento da denúncia e sua sequência, não sensibilizou Zé da Mix.

Independencia??
Apesar de serem instrumentos legais de investigação, tem sido bastante comum essa briga entre Legislativo e Executivo – quando não, com o Judiciário no meio – o que caracteriza, sim, interferência nos poderes constituídos de um sobre os outros e dos outros sobre o um. Os princípios republicamos estão seriamente ameaçados.

Tem precedentes
Isso nos traz à lembrança o caso Ronei Martins (PT), lá no início do governo Sílvio Félix (PDT), quando o rolo compressor da Câmara o afastou por 30 dias, após denúncia sobre a merenda em Limeira.

Resultado ruim
Daquela suspensão, bancada pelos vereadores aliados de Félix, resultou uma ação muito mais devastadora do Ministério Público e do Judiciário sobre a merenda escolar e o resultado todos devem se recordar.

Estratégia errada
Botion também pode ter errado na estratégia. Principalmente por dar divulgação exagerada ao caso, o que alertou os meios de comunicação, em especial os impressos, como a Gazeta de Limeira e a Tribuna de Limeira, que deram destaque ao caso.

É um bate e volta
Os próximos passos da investigação têm dois caminhos: ou a punição dos vereadores, que estavam exercendo suas funções fiscalizatórias; ou a desmoralização do Poder Executivo, por denúncia infundada. A conferir.

Ninguém ganha
De qualquer forma o estrago está feito. Ou para um lado ou para o outro. E o desgaste será de ambos. Que ninguém duvide disto.

Vai para a luta
Com ou sem denúncia, a vereadora Carolina Pontes cobrou, por requerimento, explicações do secretário da Educação sobre os problemas na Emeief Limeira. Os mesmos que motivaram a reunião com a diretora. Com certeza não vai parar por aí.

E o vice? Visse?!
As relações entre o prefeito Mario Botion (PSD) e o seu vice, Dr. Júlio (DEM), estariam azedando novamente? Limeira tem um longo histórico de vices que invariavelmente rompiam com seus titulares. Ou ficavam à margem. Principalmente quando esses vices corriam em raia própria na política.

Não é necessário
A oposição perdeu o passo com o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). Principalmente por que ele faz, contra ele próprio, a melhor oposição possível, com suas ações, projetos e trato com o Parlamento e seu ministério.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*