Em 90 dias Limeira terá nova empresa de ônibus

Em 90 dias Limeira terá nova empresa de ônibus

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

Depois de mais de dois anos de intervenção na Viação Limeirense, o prefeito Mario Botion (PSD) anunciou, em coletiva, nesta quarta-feira, 26, na sala de reuniões do Gabinete, o fim da intervenção no transporte público urbano e a substituição, em 100%, da concessionária por uma nova empresa, através de um contrato emergencial, de 180 dias, ou seja, seis meses. Isso, de acordo com o prefeito, deve acontecer em 90 dias, após licitação que está sendo feita. De acordo com o prefeito, o sistema chegou ao seu limite e, por mais que o município fizesse, a solução foi mesmo a substituição da Limeirense, que assim que a nova empresa estiver contratada será devolvida aos seus proprietários.
Entre os motivos para o fim da intervenção Botins citou todos os problemas da empresa, como suas dívidas e questão judiciais, que a qualquer momento pode tirar mais ônibus das ruas e prejudicar os usuários do sistema.
Segundo Botins, a intervenção, lá em 14 de abril de 2017, foi necessária para manter o serviço à população e garantir o mínimo de qualidade ao usuário do transporte público, mas que esse sistema se esgotou. Ainda de acordo com ele, a intervenção não foi sanear as finanças da empresa, cujas dívidas acumulam, hoje, mais de R$ 90 milhões, mas sim dar equilíbrio ao sistema e garantir o emprego dos trabalhadores no setor, que poderiam perder o emprego e nada receberiam, devido à situação financeira da empresa. “Foram mais de 20 ônibus apreendidos, além de outros 32, que circulam devido a um acordo que a prefeitura fez com a credora”, afirmou Botins. Ladeado pelos secretários Rodrigo Oliveira e Daniel de Campos, da Mobilidade Urbana e Negócios Jurídicos, respectivamente, o prefeito detalhou todo o sistema a ser implantado, até que uma nova empresa assuma os serviços, após nova licitação, que se dará com os dados coletados pelo Plano de Mobilidade Urbana, que está em vias de conclusão.

Leia na edição impressa da Tribuna de Limeira deste final de semana, matéria detalhada sobre a coletiva e o fim da intervenção no sistema de transporte público.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*