SOS RACISMO: Cordeirópolis ganha serviço em maio

SOS RACISMO: Cordeirópolis ganha serviço em maio

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorm@tribunadelimeira.com.br

A partir de maio Cordeirópolis passará a contar com o serviço SOS Racismo, para atender denúncias da população. Com um caso denunciado há alguns anos, porém sem denúncias atuais, o serviço ainda não tem uma data concreta para o seu início, conforme explicou à Tribuna de Limeira a secretária da Mulher e Desenvolvimento Social, Elaine Siqueira. De acordo com ela, a prefeitura de Cordeirópolis depende da Coordenadoria Estadual de Igualdade Racial, responsável pelo convênio, que foi tratado em reunião na CPPNI (Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena), da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. O encontro, que reuniu a vice-prefeita Fátima Celin (PT) e a própria secretária da Mulher, aconteceu no último 19, quando foram recebidas pela coordenadora da CPPNI, Regina Moraes.
Segundo Elaine, Cordeirópolis receberá o SOS Racismo e uma capacitação para os servidores, que ficarão responsáveis em atender as denúncias da população, e que vai funcionar na sede da própria Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Social. Até em maio será criado um conselho que atuará nas situações de racismo e para atender o SOS Racismo. “Necessitamos de políticas públicas que atuem efetivamente com essas vítimas e o conselho dará todo esse suporte”, explicou a secretária Elaine Siqueira. Ainda de acordo com ela, após os trâmites necessários para a assinatura do convênio, os profissionais do CPPNI virão à Cordeirópolis e darão uma capacitação aos conselheiros, no qual irão explicar como funcionará o sistema, o modo de agir com a vítima e como solucionar as demandas.
Já a vice-prefeita Fátima Celin, afirmou que o SOS Racismo é uma grande conquista para Cordeirópolis. “Depois que assinarmos o convênio, garantiremos às pessoas negras o direito de denunciarem qualquer tipo de discriminação ou preconceito, pois ofereceremos o atendimento psicológico e jurídico a essas vítimas”, finalizou a vice-prefeita. Os vereadores de Cordeirópolis, Antônio Lemão e Sandra Santos, ambos do PT, também participaram do encontro em São Paulo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*