CONTRA GRIPE: Município antecipa vacinação para dia 10

CONTRA GRIPE: Município antecipa vacinação para dia 10

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

Prevista para iniciar dia 15, conforme informou à Tribuna de Limeira a Diretoria de Vigilância em Saúde, em notícia divulgada há duas semanas, o município vai antecipar o início da campanha nacional contra a gripe para a próxima quarta-feira, 10, atendendo orientação do MS (Ministério da Saúde). Nota nesse sentido foi distribuída pela Secretaria de Comunicação Social na segunda-feira, 1º, com uma previsão inicial de que 72,4 mil pessoas, que integram os grupos prioritários, sejam vacinadas. Uma estimativa que representa 16,25% a mais que em 2018. A vacina, neste ano, oferece proteção contra H1N1, H3N2 e influenza B. As doses já começaram a chegar aos 16 pontos da rede, incluindo as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que tenham salas de vacinação, além da sede da Vigilância Epidemiológica, na Avenida Ana Carolina de Barros Levi, 650, Centro. A campanha vai até dia 31 de maio e o Dia D de mobilização nacional será no dia 4, também de maio, um sábado, data em que a Secretaria de Saúde terá pontos volantes nos bairros Lopes e Pinhal, visando facilitar a cobertura vacinal das pessoas que moram na zona rural da cidade
O diretor da Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari informou à Tribuna, há duas semanas, que Limeira iria precisar entre 70 mil e 80 mil doses da vacina, que é produzida pelo Instituto Butantã. Entre as pessoas que integram os grupos prioritários estão crianças de seis meses a menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias), idosos (a partir de 60 anos), gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema penitenciário, indivíduos privados de liberdade e pessoas com doenças crônicas. Esse grupo prioritário, de acordo com a nota da Secretaria da Comunicação Social, é estimado em 61 mil pessoas, incluindo a população carcerária. A meta da Secretaria de Saúde é vacinar 90% desse total. Além disso, a pasta espera alcançar com a campanha 11.400 pessoas com doenças crônicas, grupo para o qual não há meta estipulada.
Já a coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Amélia Maria P. da Silva, explicou que o maior benefício da vacina é a prevenção de complicações pulmonares e internações hospitalares. Ela informou, também, que não há registro de influenza na cidade. Para a vacinação, é necessário apresentar cartão de vacinação. Pessoas com doenças crônicas devem apresentar receita com indicação do medicamento do qual fazem uso ou carta médica indicando a CID (Classificação Internacional de Doenças). O procedimento é contraindicado para bebês menores de seis meses e para pessoas que já apresentaram reações anafiláticas em aplicações anteriores ou após ingestão de ovo. Uma ampla campanha de divulgação, nos meios de comunicação da cidade, além das mídias sociais oficiais será desenvolvida pela Secretaria de Comunicação Social.

Informações podem ser obtidas pelo telefone 3442-5984. Os locais de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 12h30 às 16h.
No ano passado, conforme informou à Tribuna o diretor de Vigilância em Saúde, foram vacinadas 62.277 pessoas, o que correspondeu a 84,2% da meta estipulada, um aumento de 5,8% em relação ao ano anterior, 2017, quando 58.885 pessoas foram vacinadas. No ano passado, de acordo com Ferrari, os idosos foram os que mais aderiram à campanha, com 31.986 vacinados, chegando a 98% da meta para esse público. Já os professores chegaram a 89,8% da meta, com 2.239 doses aplicadas; em seguida as puérperas, 84%, com 372 doses; em seguida os trabalhadores na saúde, 83,9%, 5.284; gestantes, 63,9%, 1.718 e, as crianças, que atingiram somente 59,5% da meta, com 9.243 vacinadas. Outros 11.435 pessoas com doenças crônicas também receberam a vacina.

Locais de Vacinação contra a gripe

Unidades Básicas de Saúde Endereço
Planalto Rua Prof. Ely A. Campos, s/nº
Vista Alegre Rua Alberto Pelegrino, s/nº
Cecap Av. Fausto E. dos Santos, s/nº
Jd. Aeroporto Rua Antonio de Luna, s/nº
Jd. Nova Europa Elisa Stalberg, 366
Nossa Senhora das Dores 1 Av. Frei João das Mercês, 50
Nossa Senhora das Dores 2 Av. Vitório Bortolan, s/nº
Morro Azul Rua Oswaldo Bertolini, 500
Pq. Hipólito 1 Rua Arlinda Abreu Ribeiro s/nº
Abílio Pedro Rua Agostinho Gianoto, s/nº
Graminha Rua Luis Pereira do Prado, 156
Nova Limeira Rua José Fontanin, 179
Nova Suíça Rua Vereador Samuel Berto, s/nº
Novo Horizonte Rua Nelson F. da Silva, s/nº
Tatu Rua Alberto Pelegrino, s/nº
Vigilância Epidemiológica Av. Ana C. B. Levy, 650


Fonte
: Secretaria Municipal da Saúde.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*