RECADASTRAMENTO ELEITORAL: Biometria tem baixa procura em Limeira

RECADASTRAMENTO ELEITORAL: Biometria tem baixa procura em Limeira

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

A obrigatoriedade da biometria eleitoral chegou, mas mesmo assim os eleitores ainda não se recadastraram. Em Limeira, dos 217.802 eleitores, atualização até o mês de janeiro, 145.993, ou seja, 70,25%, ainda não procuraram os cartórios eleitorais para o cadastramento biométrico. O movimento nos dois cartórios, o da 66ª e 399ª zonas eleitorais, um mês após o inicio do recadastramento, está bem baixo e preocupa. De acordo com o chefe-substituto do Cartório Eleitoral da 66ª Zona Eleitoral, Elói Eccher, que falou à Tribuna de Limeira, a agenda está muito aquém do esperado e há vagas diárias, que não estão sendo preenchidas pela falta de agendamento. Ainda de acordo com ele, a Central Biométrica deverá estar funcionando no Shopping Nações, para atender aos eleitores que ainda não fizeram o recadastramento biométrico. “Estamos correndo para isso, para colocar esse espaço em funcionamento e atender aos eleitores da forma mais adequada possível”, afirmou.
Segundo Elói, o cartório tem mais de 70% do eleitorado que ainda não fizeram o cadastro biométrico, que agora é obrigatório e já vai valer para as eleições municipais de 2020. O chefe-substituto do cartório da 66ª explicou, ainda, que todo o atendimento será feito na Central Biométrica, ficando a sede central do órgão, atendendo apenas casos de emergência. “Pessoas com mobilidade restrita, por exemplo, como cadeirantes e outros emergenciais, analisados caso a caso, serão atendidos na Rua Tiradentes, 627, Centro”, lembrou. No Cartório da 66ª Zona Eleitoral, de acordo com Elói, em números atualizados de janeiro são 116.178 eleitores, dos quais 82.758, ou seja, 71,2%, ainda estão sem o cadastro biométrico e precisam fazer até o dia 19 de dezembro.
Já no Cartório da 399ª Zona Eleitoral, o eleitorado chega a 101.624, dos quais 63.235, ou seja, 62,2%, ainda não fizeram a biometria. A Tribuna também conversou com o chefe do cartório da 399ª Zona Eleitoral, Edson Francisco de Carvalho, que fez um alerta sobre a baixa procura. “Aqui na 399ª está praticamente parado, mas vale ressaltar que a partir do próximo dia 25, nós estaremos atendendo na Central Biométrica, no Shopping Nações, bem longe do Centro”, lembrou. “É importante que os eleitores se conscientizem disso, para no encerramento do cadastro ninguém perca o seu título. Nós vamos precisar de muito apoio da mídia para essa conscientização”, finalizou. A 399ª atende, por enquanto, na Rua Presidente Roosevelt, 543-A, também Centro.
O eleitor que ainda não fez o cadastro biométrico, precisa agendar pelo site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) http://www.tre-sp.jus.br/eleitor/agendamento-titulo-eleitoral-3, ou presencialmente nos cartórios eleitorais, no caso de Limeira o 66ª e 399ª, de segunda à sexta-feira, das 12h às 18h. Os documentos necessários são: um oficial com foto (RG, preferencialmente; carteira de trabalho; carteiras de conselhos profissionais e CNH, para quem não for fazer o primeiro título), além da certidão de nascimento ou casamento, certificado de alistamento militar para homens e comprovante de residência (água, luz, telefone, contracheque, contrato de locação no nome da pessoa). Limeira tem, hoje, ao todo, 217.802 eleitores, dos quais 145.993, 70,25%, devem se recadastrar com a biometria, obrigatoriamente, até o dia 19 de dezembro.
Quem perder o prazo final, que é dia 19 de dezembro, terá o título cancelado. Se haverá ou não prorrogação do prazo, somente que pode decidir é o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o que ainda não foi cogitado. “É interessante que ninguém deixe para a última hora, uma vez que quanto mais demorar, mais filas deverão se formar e o cadastramento biométrico pode demorar ainda mais”, finalizou Elói Eccher.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*