CULTURA: Limeira tem a Semana de Artes Emiliano Bernardo

CULTURA: Limeira tem a Semana de Artes Emiliano Bernardo

Redação
LIMEIRA
redacao@tribunadelimeira.com.br

Aprovado por unanimidade na sessão ordinária da última segunda-feira, 11, o projeto de resolução do vereador Dr. Marcelo Rossi (PSD), institui a Semana de Artes, Cultura e História Emiliano Bernardo da Silva na Câmara de Limeira. De acordo com o vereador, o objetivo é valorizar e perpetuar para as próximas gerações a contribuição do limeirense Emiliano à cultura. Com isso, agora é possível celebrar parcerias e convênios com entidades, institutos, universidades, associações, escolas, faculdades e empresas para a realização e divulgação do evento em setembro, mês de comemoração do aniversário da cidade. “Trata-se de um reconhecimento público e oficial do trabalho do artista limeirense, perpetuado em suas obras”, justifica o vereador. Emiliano tem um dos maiores acervos fotográfico e filmográfico de Limeira.
Segundo o vereador, é preciso divulgar ao maior número de pessoas possível, a riqueza das informações artísticas, culturais e históricas contidas no trabalho de Emiliano Bernardo, que deu contribuição peculiar para o conhecimento e valorização do passado, permitindo mais compreensão de episódios que marcaram a cidade e não poderão, jamais, cair no esquecimento. Em 2018, também de autoria do vereador, uma lei permitiu acrescentar no Teatro Vitória o nome de Emiliano. “Dada a relevância e expressividade de todo o seu acervo, composto ainda por esculturas, quadros e fotografias, além de relíquias, Emiliano é merecedor de toda a gratidão da sociedade limeirense”, lembrou Rossi. De acordo com nota divulgada pela assessoria de imprensa do vereador, a vida e obras de Emiliano já foram tema de exposições no município, como a Emiliano Bernardo: imagens em movimento, evento que marcou a inauguração do Espaço Cultural Engep, no Largo Boa Morte.
A nota explica ainda, que em seus 92 anos de existência, Emiliano se dedicou também ao uso inovador de técnicas artísticas e filmográficas a partir dos aparelhos, imagens e filmes, sendo uma referência na produção de vídeos. Ele foi casado com Leylah Martensen da Silva, com quem viveu por mais de 67 anos e teve três filhos, Emiliano, Marcia e Gisele. Emiliano faleceu em 9 de abril de 2017.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*