COTIL/ENXUTO: Semáforo em rotatória já funciona

COTIL/ENXUTO: Semáforo em rotatória já funciona

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

Há um ano, manchete da Tribuna de Limeira estampava, em primeira mão, que “Por tráfego, rotatória do Enxuto terá semáforos”. A notícia, publicada na edição 115 (17/18 de fevereiro do ano passado), ganhou corpo, anúncio oficial e, neste sábado, 9, o sistema semafórico da rotatória, no km 112 da Rodovia Deputado Laércio Corte (SP-147, a Limeira-Piracicaba ganha, em definitivo, o sistema semafórico para tentar controlar o fluxo de tráfego no local, cuja média diária fica em 35 mil veículos. Os equipamentos, adquiridos e instalados pela concessionária Arteris Intervias, apesar do atraso de quatro meses – as obras começaram em outubro e deveriam ser entregues em 30 dias – finalmente foram ligados e já está funcionando. Daqui para frente, conforme o convênio assinado, a responsabilidade para a operação do sistema e manutenção dos equipamentos, ficam sob a responsabilidade da Prefeitura de Limeira.
Antes disso, porém, na segunda-feira, 4, a Secretaria da Mobilidade Urbana fez os primeiros testes e, na terça-feira, 5, deu o start na sinalização eletrônica, alternando períodos. Esses testes se repetiram na quarta-feira, 6, quinta, 7 e sexta, 8, no mesmo esquema de rodízio de períodos, para verificação da programação. O secretário da Mobilidade, Rodrigo Oliveira, acompanhou todos os testes. Na segunda-feira, durante os primeiros testes, em entrevista a jornalistas, ele disse que o sistema agora está completo, mas a concessionária não tinha previsto os semáforos de pedestres. “Tivemos que forçar a situação, para que os de pedestres também fossem instalados, por que senão não teria sentido”, explicou.
A Tribuna vem acompanhando, desde a primeira manchete, em fevereiro de 2018, todo o processo, anunciado oficialmente durante coletiva na sala de reuniões do gabinete do prefeito, com a presença de autoridades da região e o diretor-superintendente da Arteris Intervias, Luciano Louzane, em junho, que havia anunciado o início das obras para setembro, depois postergada para outubro. O prazo inicial, seria que tudo, que contemplava também o alargamento das vias na rotatória, estivesse pronto 30 dias após o seu início, o que também não aconteceu. O investimento foi da ordem de R$ 500 mil, bancados pela própria concessionária, inclusive a aquisição dos equipamentos e, a partir de agora, a responsabilidade passa a ser da prefeitura, para operação e manutenção do sistema. Os semáforos eram uma reivindicação antiga de professores, funcionários e alunos da Unicamp, além de moradores da região, que a cada dia veem o tráfego de veículos se tornar mais intenso. Em especial nos horários de pico.
Haverá ainda, semáforos sinalizadores de direção, nas avenidas Gumercindo Araújo e Cônego Manoel Alves, para quem for acessar a rotatória. Esses semáforos foram instalados pela prefeitura.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*