NA PRESIDÊNCIA: Zé da Mix diz que foi desafio

NA PRESIDÊNCIA: Zé da Mix diz que foi desafio

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

Sem citar uma ação como mais importante na sua gestão como presidente da Câmara Municipal, o vereador José Roberto Bernardo, o Zé da Mix (PSD), disse à Tribuna de Limeira que prefere lembrar-se do conjunto da obra, uma união de esforços que gerou mais moralidade, transparência e eficiência. “Entendo que é assim se faz administração pública, com ações planejadas, organizadas e bem acompanhadas”, afirmou. Para Zé da Mix, a Presidência da Casa foi o maior desafio da sua vida política. “Administrar uma instituição com mais de 170 servidores, 21 gestores, que são os vereadores, tudo isso com um orçamento de mais de 20 milhões de reais, não é fácil”, afirmou. “Ainda mais porque nosso maior objetivo era justamente destacar e tornar ainda mais evidente a importância do Poder Legislativo, junto à população. E creio que avançamos nesse sentido”, falou o vereador, que deixa a presidência, oficialmente, nesta segunda-feira, 31.
Segundo Zé da Mix, como forma de transparência reformulou o Portal da Transparência da Câmara, tornando as informações mais fáceis de serem acessadas, passando a divulgar dados importantes, que antes não eram públicos, como as atas e editais de convocação das reuniões de comissões permanentes, permitindo que a população acompanhasse o trabalho do vereador mais facilmente. “Além disso, realizamos um Plano de Comunicação, que fez um estudo sobre a participação da população com relação ao legislativo e criamos formas para que informações sobre o trabalho do vereador chegassem até o cidadão limeirense, além de também a transmitir as sessões e eventos da Casa através da internet, TV e rádio, no caso das sessões”, comentou. Para ele, os três pontos estão ligados, mas a moralidade e a eficiência são peças de uma mesma engrenagem.
O vereador afirmou à Tribuna, também, que logo que assumiu a Presidência fez análise sobre como tornar o serviço pela Câmara melhor, com mais qualidade e gerar economia, além de uma revisão em todos os contratos. “Pedimos descontos, agregamos itens, cortamos pontos que não eram necessários. E isso gerou uma grande economia para os cofres públicos. Além disso, cortamos na pele. Acabei com 15% os cargos comissionados da estrutura administrativa e diminuí em 45% as funções gratificadas e uma revisão no Plano de Carreira dos Servidores, que com uma gestão eficiente, reduzimos as horas extras”, lembrou. Zé da Mix comentou, ainda, que obteve uma redução nos gastos com telefonia na mudança do sistema, de 76% e, os R$ 80 mil gastos entre outubro e janeiro de 2016 caíram para menos de R$ 18 mil neste ano. “Pudemos reduzir o orçamento da Câmara em quase 25%”, avaliou.

SEM PAPEL

Outro destaque feito pelo vereador foi a implantação do sistema de tramitação eletrônica dos processos, que tornou Limeira um destaque no estado, como um dos primeiros órgãos municipais a adotá-lo, economizando papel, contribuindo com o meio ambiente e tornando o processo mais rápido, ágil, transparente e facilitando a participação das pessoas. “Gostaríamos de ter feito mais, mas balanço é positivo”, comentou. Outro fator citado por Zé da Mix foi a revitalização dos jardins e áreas externas do Legislativo, realizada por reeducandos do CR (Centro de Ressocialização), considerado por ele um trabalho de importância social para a reinserção de cada um na sociedade.
Quando voltar, em 2019, ao seu mandato parlamentar e não mais como presidente da Casa, Zé da Mix disse que aprendeu que a função mais importante do Legislativo é representar a população. “Durante meu primeiro mandato não tive abertura para viabilizar propostas através de projetos que trouxessem benefícios para a população. Até por isso concentrei todos os meus esforços na fiscalização. Agora tenho certeza que terei abertura para discutir e trazer bons projetos, sem se esquecer, evidentemente, da fiscalização”, comentou. Ainda falando no próximo ano, ele disse que acredita numa mudança na perspectiva do país. “E espero que o novo governo federal reúna condições políticas para encaminhar o país rumo ao avanço e à prosperidade. Em termos de Limeira, espero que as coisas sigam caminhando, mas que nossa cidade siga caminhando para construirmos uma sociedade mais justa, com mais oportunidades de emprego, trazendo indústrias, empresas, comércios”, finalizou.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*