FERIADOS: Calendário mostra ano ‘mais longo’

FERIADOS: Calendário mostra ano ‘mais longo’

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

O ano de 2019 nem começou, mas para quem esperava um ano com feriados prolongados e tantos outros em dias úteis, a surpresa não será muito agradável. E quem pode ganhar com isso é a economia nacional, que se bem gerida, vai tirar proveito de um ano com mais dias úteis. Serão ao todo nove feriados em dias úteis e outros cinco em sábados ou domingos. Para Limeira, o único feriado municipal, 15 de setembro, dia da padroeira e do aniversário da cidade, cai num sábado. E o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, numa quarta-feira. Já o feriado estadual do 9 de Julho, cai numa terça-feira e só é comemorado no Estado de São Paulo, mas deve ser emendado, principalmente pelo funcionalismo público, que normalmente tem pontos facultativos decretados, entre feriados que caem na quinta-feira, com a sexta; ou naqueles que caem na terça-feira, com a segunda-feira. Com poucos feriados em dias úteis quem deve ganhar é o comércio e até mesmo a indústria, pois terá mais tempo útil de produção.
Os feriados do ano, oficiais, e marcados no calendário estão assim definidos: primeiro de janeiro, uma terça-feira. Depois vem o carnaval, que apesar de não ser um feriado oficial, é comemorado no dia 5 de março, a chamada terça-feira gorda, que também pode ser emendado. A Sexta-feira Santa, 19 de abril, é o primeiro de fato prolongado. Já o dia 21 de abril, Tiradentes, cai no domingo, é também o Domingo de Páscoa. Já no mês de maio, o dia 1º, Dia do Trabalhador será numa quarta-feira. Em junho, no dia 20, uma quinta-feira, tem o Corpus Christi, que também pode ser emendado com a sexta, para o serviço público. Em setembro, o feriado nacional do dia 7, Independência do Brasil, cai num sábado. E o dia 15, feriado municipal em Limeira, será no domingo.
Já em novembro, serão três feriados ao todo. O primeiro, dia 2, Finados, cairá num sábado. O segundo, dia 15, Proclamação da República, será numa sexta-feira e se prolongará pelo final de semana. E o terceiro, dia 20, uma quarta-feira, o Dia da Consciência Negra. E, finalmente, em dezembro, o único feriado é o Natal, dia 25, que também será numa quarta-feira e dificilmente será emendado como feriado prolongado.

Ano pode ser produtivo, diz economista

Para o economista, consultor financeiro e professor de economia do Isca Faculdades, Fábio Macedo, o número menor de feriados em dias úteis e com poucas possibilidades de feriados prolongados, os chamados feriadões, é bastante positivo. “Para Limeira, por exemplo, é ótimo para o comércio, pois quando há feriado prolongado, as pessoas viajam o dinheiro acaba saindo da cidade”, disse Fábio à Tribuna de Limeira. De acordo com ele, quanto mais dias úteis, mais a possibilidade de a economia girar na própria cidade. “Para a indústria também é positivo, uma vez que quanto mais dias úteis, maior a produtividade, em especial em tempos de economia aquecida”, lembrou. Macedo afirmou, também, que 2019 pode ser um ano com a economia aquecida e pode se beneficiar muito do maior número de dias úteis.
Segundo o professor do Isca Faculdades, em 2018, como a economia não caminhou bem, os feriados prolongados até que ajudaram as indústrias, uma vez que muitas aproveitaram os feriadões, para ter um fôlego. “Quando se emenda um feriado, não se paga hora extra em dobro e em muitos casos isso foi interessante para muitas empresas”, afirmou. O economista acredita que a expectativa sobre 2019 é positiva, pois na sua área de consultoria, dezembro é um mês sem muita movimentação de renovação de contratos e isso está acontecendo neste ano. “Os empresários estão otimistas, pensando em investir e melhorar o desempenho, contratando ou renovando com as consultorias especializadas. Qualquer mudança, independentemente da questão política, provoca esse otimismo, aumenta as expectativas e traz os investimentos de volta”, finalizou. (Antonio Claudio Bontorim)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*