BIOMETRIA: Agora é obrigatória para todos

BIOMETRIA: Agora é obrigatória para todos

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

A biometria eleitoral deixa de ser facultativa e passa a ser obrigatória a todos os eleitores neste ano. No próximo dia 4 de fevereiro será aberto o processo de cadastramento e novos títulos e, desta vez, todos terão que fazê-lo para não ter o título cancelado. A informação é do chefe do Cartório da 66ª Zona Eleitoral, Rafael Falcão da Costa Carvalho, que em entrevista à Tribuna de Limeira, explicou os procedimentos daqui para frente para quem não quiser ter problemas com a Justiça Eleitoral. De acordo com ele, o cadastramento segue até o dia 19 de dezembro e, quem perder o prazo, terá o título cancelado e deverá fazer um novo. “O prazo está definido e dificilmente será prorrogado, por isso é importante que quem ainda não fez sua biometria, o faça nesse período, para não ter problemas futuros”, lembrou Rafael.
Segundo ele, apenas o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pode prorrogar, ou autorizar a prorrogação do prazo, caso a procura fique muito abaixo do esperado. “Nós vamos trabalhar sempre com esses prazos, inicial e final, e o que vai nos nortear será a quantidade de eleitores atendidos”, revelou. Se acaso a procura for além dessa capacidade de atendimento, o Tribunal pode, de acordo com Rafael, autorizar a locação de um novo local, para dar mais agilidade ao trabalho de cadastramento biométrico. “Hoje temos 60% do eleitorado limeirense ainda sem a biometria, o que é um número elevado”, comentou. Com mais de 216 mil eleitores, Limeira teria, hoje, cerca de 129.600 sem a biometria. O número exato, ainda de acordo com Rafael, depende de uma nova divulgação do TSE, que ainda não saiu.

AGENDAMENTO
Para a realização do cadastro biométrico, o eleitor precisa agendar pelo site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) http://www.tre-sp.jus.br/eleitor/agendamento-titulo-eleitoral-3 ou presencialmente nos cartórios eleitorais, no caso de Limeira o 66ª e 399ª, de segunda à sexta-feira, das 12h às 18h. Os documentos necessários são um documento oficial com foto (RG, preferencialmente; carteira de trabalho; carteiras de conselhos profissionais e CNH, para quem não for fazer o primeiro título), além da certidão de nascimento ou casamento, certificado de alistamento militar para homens e comprovante de residência (água, luz, telefone, contracheque, contrato de locação no nome da pessoa)

MAIS RÁPIDO
Rafael explicou também, conforme o atendimento for sendo realizado e ultrapasse a capacidade dos dois cartórios, pode ser criada uma Central de Atendimento, com a devida autorização do TSE, que inclusive está encerrando uma licitação para terceirizar também o serviço de biometria, o que triplicaria a capacidade de atendimento. “Até março pretendemos, também, estar com nossa Central de Biometria devidamente instalada, para dar mais agilidade ainda ao processo, com guichês do tipo existentes Poupatempo, que direciona e torna mais rápido o atendimento”, finalizou.
O Cartório da 66ª Zona Eleitoral fica na Rua Tiradentes, 627, Centro. E o da 399ª Zona Eleitoral, na Rua Presidente Roosevelt, 543 A, também Centro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*