Editorial: Mudar hábitos

Editorial: Mudar hábitos

Apesar de a necessidade de uma prevenção constante, nos 365 dias do ano, entra-se agora num dos momentos mais propícios ao surgimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti: a primavera e o período de chuvas, que provocam acúmulo de água com facilidade. Basta um ambiente propício para esse acúmulo, que lá vai surgir a larva e, posteriormente, o mosquito transmissor, não só da dengue, mas também do zika vírus, da chikungunya e, até mesmo, da febre amarela urbana. O alerta está lançado e o próprio diretor da Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, pede atenção para o problema e os riscos de uma epidemia já, que segundo ele próprio disse à Tribuna de Limeira, que o município está no mapa das regiões endêmicas e por isso é preciso cuidado.
Ferrari estará, neste sábado, 19, falando da atual situação de Limeira no Tribuna em Pauta, em entrevista à jornalista Virginia Valle, na página do Facebook da Tribuna (facebook.com/tribunadelimeira/). O diretor da Vigilância em Saúde falou com bastante propriedade sobre o tema e os cuidados que todos nós, cidadãos, temos que tomar para que uma nova epidemia não aconteça. São os chamados dez minutinhos diários de atenção nas próprias residências de cada limeirense, para observar vasos de plantas, recipientes que podem acumular água de chuva no quintal, garrafas, caixas d’água destampadas, entre outros cuidados básicos, que além de não custarem nada, podem contribuir com a própria saúde pública.
Se é possível prevenir, não há por que não fazê-lo. E pela facilidade que as ações de prevenções trazem em si, não há por que não adotar esse hábito diariamente, para evitar o pior no futuro. Tudo, de acordo com Ferrari, é uma questão de mudança de hábito. E, quando essa mudança ocorre, com certeza todos saem ganhando. E o mosquito perde.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*