BIENAL LITERÁRIA: Evento tem primeira edição no município

BIENAL LITERÁRIA: Evento tem primeira edição no município

Redação
LIMEIRA
redacao@tribunadelimeira.com.br

Limeira terá, nos próximos dias 19 e 20, sua 1ª Mostra Bienal Literária, cujo objetivo é incentivar e valorizar o acesso à leitura, transformando o município em uma cidade leitora. O evento, realizado pela Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria da Cultura e Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), acontece no Parque Cidade, com uma ampla programação gratuita dedicada à cultura literária e a formação para profissionais da educação, de acordo com nota distribuída pela Secretaria de Comunicação Social. A mostra será aberta a alunos, professores, gestores e técnicos da área e toda a população.

Segundo o secretário da Educação, André De Francesco, a idealização do projeto surgiu a partir da busca pela melhoria de resultados da rede municipal e o programa PVE (Parceria Votorantim pela Educação), com o investimento na formação de novos leitores e da valorização à leitura, aspectos presentes no plano de metas da secretaria. “A bienal consolida a maioria dos projetos voltados à leitura e à escrita, por meio de um evento onde possamos fomentar a leitura e tornar Limeira uma cidade leitora”, afirmou André.  De Francesco  disse que a ideia de unir as ações em torno do incentivo à leitura e à escrita convergiu com a busca de parcerias dentro das secretarias, editoras, associações e entidades literárias que trabalham em prol dessa área. “Parcerias que vão permitir as oficinas, palestras, exposições e comercialização de livros da literatura infanto-juvenil”, explicou.

PLANO MUNICIPAL

A 1ª Mostra Bienal Literária será institucionalizada por meio de um Plano Municipal do Livro, da Leitura e das Bibliotecas e trazer todos para um evento único para o calendário da cidade. Já a Undime, de acordo com ele, teve papel importante nessa questão, para a busca de ideias do formato da mostra. A bibliotecária da secretaria, Taciana Lefcadito Alvares, disse que a mostra tem características que vão além de uma feira literária e comercialização de livros. A programação completa da mostra poderá ser conferida, em breve, no site da Prefeitura, pelo link: www.limeira.sp.gov.br/bienal. As inscrições para as palestras formativas já estão abertas pelo mesmo site. E as inscrições para as oficinas deverão ser feitas pessoalmente na Biblioteca Pedagógica, localizada no Parque Cidade, à Rua João Kühl Filho, s/n, Vila São João, de 15 a 18 de outubro. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*