Editorial

Editorial

Quase 20!

Limeira terá 19 candidatos a deputado, que concorrerão à Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Serão seis concorrentes à Assembleia Legislativa e 13 à Câmara dos Deputados. Apenas um nome a mais que no último pleito, quando 18 disputaram, com 11 a deputado federal e sete a deputado estadual, o mesmo número deste ano para este segundo caso. O que isso significa – ou pode significar – para Limeira? São duas as respostas: ou consegue eleger candidatos às duas casas parlamentares, um ou mais, pois eleitores suficientes há para isso, ou, então a pulverização de candidaturas vai levar o município a ficar sem representantes, em que pese as chances de cada um deles.
Não é a primeira vez que isso acontece e nem será a última. Na hora de olhar para o benefício público, ou seja, para o bem comum e da importância que um representante na Assembleia e outro na Câmara Federal podem valer ao município (sem, evidente, tornarem-se simples despachantes do município), a maioria se esquece disso e parte para o interesse particular, embora, é evidente, nunca reconhecerão tal situação. Alegarão, sempre, o interesse comum e que sua eleição trará benefícios, além das bandeiras que defenderão em cada uma das casas legislativas.
A verdade que quase 20 candidatos para um município de pouco mais de 209 mil eleitores, é um número expressivo, porém pouco representativo. Ou seja, é muita gente para pouca oportunidade e que pode deixar a cidade órfã novamente, como foi até 2014, quando voltou a eleger um deputado federal. E isso trará mais pulverização ainda, à medida e que muitos deles trarão dobradinhas de fora, o que não é proibido – e nem poderia – em vez de se aliarem dentro das próprias fronteiras. Que cada um dos candidatos pense nisso, refletindo sobre suas reais possibilidades de êxito. Ou, então, afundado numa profunda decepção. Chances iguais às duas afirmações. Que venha outubro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*