Editorial

Editorial

Memória e progresso

O projeto do Poder Executivo enviado à Câmara de Vereadores, sobre a utilização da área da antiga Cia União dos Refinadores, que prevê uma readequação urbanística de toda a área, para que a proprietária do terreno possa iniciar os investimentos anunciados, se sair de fato do papel é bastante interessante. Mas não deixa, é evidente, de suscitar dúvidas e críticas por parte da população, desacostumada com mudanças de grandes proporções e avessa às transformações que impliquem em dano à sua memória histórica. Como a lembrança da Cia União em seus áureos tempos, mas que hoje é passado. Memória preservada é para frente que se anda. Mesmo assim, o Poder Público não pode deixar de levar em conta tais críticas, que soam mais como apelos e questionamentos em busca de informações.
A rede social Facebook, da Tribuna de Limeira, registrou alguns comentários e que valem ser lembrados, contrários ao terminal rodoviário na área central, por exemplo, além de questionar sobre se os investidores e a própria administração pública ouviriam os vizinhos da área, que é bem populosa e cercada por dois bairros tradicionais. No projeto de Lei Complementar enviado ao Legislativo, se fala sobre estudos e relatórios de impacto sobre a vizinhança, o que se subentende que haverá consultas. Quanto ao terminal de passageiros, sugerido para mais próximo da Via Anhanguera, por exemplo, é bom lembrar que quando o então prefeito Silvio Félix (PDT), anunciou que construiria um naquela região, também foi bastante criticado, por ser fora de mão. Enfim, a situação só vai se resolver assim que a Câmara aprovar o projeto e os prazos começarem a correr.
O que não se pode é deixar aquela área como está. Se levado a sério, conforme foi anunciado, haverá uma mudança urbanística positiva para todo o município. Mas a população no seu entorno precisa ser ouvida e participar das decisões. Resta saber se convocados estarão dispostos a opinar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*