FUTEBOL FEMININO: Museu recebe exposição sobre o esporte

FUTEBOL FEMININO: Museu recebe exposição sobre o esporte

Redação
LIMEIRA
redacao@tribunadelimeira.com.br

Até o próximo dia 30 de julho, o espaço expositivo do Museu Histórico Pedagógico Major José Levy Sobrinho, que fica no andar térreo do prédio, recebe a exposição Visibilidade para o Futebol Feminino, através de uma realização do Museu do Futebol e Secretaria Municipal da Cultura. A mostra foi aberta na quinta-feira, 14, com uma roda de conversa com a jogadora limeirense Alessandra Tavolini.
Segundo  nota distribuída pela Secretaria de Comunicação Social, a exposição tem o objetivo de provocar a maneira de contar a história do futebol brasileiro, já que há uma imensa desigualdade no tratamento de homens e mulheres em relação ao esporte. “O projeto foi desenvolvido com o intuito de tornar mais conhecida a história das mulheres que lutaram pelo direito de jogar bola”, diz a nota.
A história conta, também, que por mais de quatro décadas, as mulheres foram oficialmente proibidas de jogar bola, a partir do Decreto-Lei em 1941, durante o Estado Novo, que as proibiu de praticarem esportes “incompatíveis com as condições de sua natureza”. O decreto foi extinto em 1979 e a nova regulamentação do CND (Conselho Nacional de Desportos) ocorreu em 1983. “É quando surgem as diferentes equipes no Brasil. Em 1988, houve a primeira convocação oficial da Seleção para disputar a 1ª Copa do Mundo FIFA em 1991”, lembra a nota. A exposição fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Serviço

Visibilidade para o Futebol Feminino
Quando
: Até 30 de julho.
Onde: Espaço Expositivo do museu.
Horário: Das 9h às 16h,
Entrada: Gratuita.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*