CONSCIENTIZAÇÃO: Meio ambiente terá atividades

CONSCIENTIZAÇÃO: Meio ambiente terá atividades

Redação
LIMEIRA
redacao@tribunadelimeira.com.br

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura promove, entre os próximos dias 4 e 8, a Semana do Meio Ambiente, para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que será comemorado na próxima terça-feira, 5. Haverá atividades gratuitas e abertas a todos os interessados no Parque Cidade, sempre entre 17h e 19h. A abertura será na segunda-feira, 4, às 17h. O titular da pasta, Paulo Trigo, frisa que os temas abordados na programação se referem ao cotidiano, o que contribui para aproximar as pautas ambientais das pessoas.
Arborização urbana e resíduos são dois dos destaques da programação. De acordo com ele, é importante que a população estabeleça uma relação de cuidado com as árvores e o cidadão entenda “a necessidade de termos uma área urbana arborizada”. No estande de informações ambientais, os visitantes poderão conhecer os programas e equipamentos públicos que coletam e dão destinação ambientalmente adequada a resíduos sólidos, como os Ecopontos, o Só Cacareco e o projeto Reciclar Solidário. “Servidores também mostrarão o funcionamento da composteira instalada recentemente no Parque Cidade”, explica nota distribuída pela Secretaria de Comunicação Social.
Haverá, ainda, de acordo com a nota, degustação de receitas elaboradas com aproveitamento integral dos alimentos, em que são utilizadas cascas, sementes e talos. Entre as opções estão beijinho de abacaxi e bolo de laranja. Já o público infantil terá, através do departamento de Educação Ambiental, um teatro de fantoches, em que o menino Rodolfinho aprende sobre a importância da reciclagem e da separação do lixo com o Monstro do Lixo, após ignorar os alertas do seu vizinho Vô João. Já o diretor de Educação Ambiental, Augusto Schiavetto, afirma que o desafio da Semana do Meio Ambiente é levar o conteúdo para o público não formal. Foram reservadas atividades para um público restrito e a terceira idade também terá programação, através do grupo de idosos da Unimed Limeira.
Programação completa da
Semana do Meio Ambiente

 

Abertura oficial

Quando: Segunda-feira, 4.
Onde: Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Parque Cidade de Limeira.

Aberto a todos os interessados.

 

Quando: De segunda, 4, a sexta-feira, 8.
Horário: 17h às 19h.

Local: Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura – Parque Cidade de Limeira

Aberto a todos os interessados.

Teatro de fantoches.

Pratos com aproveitamento integral dos alimentos: degustação de receitas nas quais são utilizadas cascas, semestres e talos, além de informações sobre hortas verticais.

Estande de informações ambientais: Informações relativas a resíduos (Ecopontos, Só cacareco, Reciclar Solidário e composteira existente no Parque Cidade), impactos ambientais das queimadas e arborização urbana.
Doação de mudas, com orientações técnicas.

Vida no Parque

Quando: Segunda-feira, 4.
Onde: Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Parque Cidade de Limeira, à Rua João Kühl Filho, s/n, Vila São João.

Horário: 9h.

Trilha pelo Parque Cidade, para mostrar a importância de um parque arborizado em ambiente urbano, por meio da Educação Ambiental. O intuito é sensibilizar os participantes sobre as inter-relações do meio natural, e promover a aquisição de valores relacionados à conservação do meio ambiente.

Alunos do CI Lucinda Tank Kühl.

 

Trilha monitorada
Quando:
Terça-feira, 5.
Onde: Bosque Prefeita Maria Thereza.
Horário: 8h.

Trilha pelo bosque, com o intuito de resgatar a história da prefeita Maria Thereza e do espaço. Serão passadas informações sobre a importância das espécies de árvores e nascente existente no local, para conservação do meio ambiente.

Grupo de Idosos da Unimed Limeira.

 

Vida no Parque
Quando:
Quarta-feira, 6.

Onde: Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Parque Cidade de Limeira.

Horário: 13h.

Trilha pelo Parque Cidade, com informações sobre as espécies de árvores, arborização urbana e a importância de um parque na área urbana.

Alunos da Emeief Vereador Mauro Sérgio Vieira.
Palestra: Composteira – uma engenhoca para ajudar o meio ambiente
Quando: Quinta-feira, 7.
Onde: Unimed Limeira.
Horário: Às 9h e às 14h.
Funcionários da Unimed Limeira.

 

Semeando como pássaros: plantio de árvores em área verde

Quando: Sexta-feira, 8.
Onde: Centro Comunitário Cecap.
Horário: 8h.
Crianças usuárias do espaço.
Vida no Parque

Quando: Sexta-feira, 8.
Onde:
Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Parque Cidade de Limeira.
Horário: 14h.
Trilha pelo Parque Cidade, com informações sobre as espécies de árvores, arborização urbana e a importância de um parque na área urbana.

Alunos da Emeief Vereador Mauro Sérgio Vieira.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*